18/11/2021 - Legislativo Municipal concede moção ao Dr. Maurício José Silva Cunha

A Câmara Municipal de Caraguatatuba, na sessão ordinária de terça-feira, aprovou por unanimidade a moção 86/2021, do Vereador Dé Construtor, que congratula com a pessoa do Dr. Maurício José Silva Cunha pelos relevantes e prestimosos serviços prestados na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O homenageado é Secretário Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente, e possui graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia de Curitiba e em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná.

Em 2003, especializou-se em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública. Concluiu, em 2008, o mestrado em Antropologia Social na Universidade Federal do Paraná. Atualmente, é doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná. Em 2008 foi Docente Titular da disciplina de Liderança no Instituto Haggai Internacional, em Miami, Hawaii e, em 2013, foi docente do Mestrado em Liderança Organizacional na Eastern University, na Pennsylvania – EUA nas disciplinas de Desenvolvimento Comunitário e Desenvolvimento Econômico de países em desenvolvimento.

O Secretário, ainda, foi responsável pela criação e implementação de cursos e formações de lideranças para iniciativas sociais em diversos estados brasileiros e em 10 países, com média de 8.000 pessoas capacitadas a cada ano, bem como coordenador de diagnósticos sociais, comunitários e da criança e do adolescente nos estados de São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Piauí, Ceará e Pará. A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - SNDCA é responsável pela condução da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, vinculada à pasta dos Direitos Humanos no Governo brasileiro e possui a função primordial de apoiar ações intersetoriais, interinstitucionais e interfederativas, promovendo a articulação de diversos órgãos e sociedade civil.

“Entre as políticas que coordena estão o fortalecimento do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes; a política nacional de convivência familiar e comunitária; o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo - Sinase; o Programa de Proteção de Adolescentes Ameaçados de Morte e as ações de prevenção e de enfrentamento do abuso e da exploração sexual”, disse Dé Construtor, autor da moção.