14/10/2019 - Título de Cidadão Caraguatatubense é entregue ao Dr. Paulo Hoff

Na noite desta sexta-feira, a Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou a sessão solene para a entrega do título de Cidadão Caraguatatubense ao Doutor Paulo Marcelo Gehm Hoff, pelos relevantes serviços prestados no município.

A homenagem se deu através do decreto legislativo 402, de 28 de novembro de 2018, de autoria do vereador Aurimar Mansano, que foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo Municipal.

Familiares, amigos e colegas de trabalho prestigiaram a solenidade, que foi presidida pelo Presidente da Casa, Carlinhos da Farmácia e contou com a presença dos vereadores Tato Aguilar e Vilma Teixeira. O vice-prefeito Eugenio de Campos Junior também participou da sessão.

Justificativa - Doutor PAULO MARCELO GEHM HOFF

Foi ainda adolescente, com 16 anos, que o rapaz nascido em Paranavaí, Estado do Paraná, no mês de setembro de 1968, ingressou em medicina na Universidade de Brasília. Tinha dúvidas se seria médico ou não, e, para evitar arrependimentos, prestou vestibular no mesmo ano para duas faculdades de Direito, além de Administração e para dois cursos de Medicina. Passou em todas, e do pai ganhou, como prêmio, uma viagem ao Rio Grande do Sul.

De volta à Brasília, o adolescente filho de um farmacêutico e de uma dona de casa começou a faculdade. No terceiro ano, aos 19 anos, conheceu Ana Amélia, com quem casou quatro anos depois e são pais de Camila e Juliana, nascidas nos Estados Unidos, e Izabella nascida no Brasil. No último ano da universidade, deu o primeiro passo rumo a uma carreira que seria reconhecida anos depois. Seguiu para a Universidade de Miami para completar o último ano. Voltou ao Brasil, mas logo retornava ao Jackson Memorial Hospital para residência em clínica médica nos Estados Unidos.

Dando a impressão de que não tinha tempo a perder, a carreira por lá foi meteórica. De aluno passou a chefe de departamento até assumir a vice-presidência da entidade. Entre idas e vindas - chegou a trabalhar no Hospital Albert Einstein - foram 16 anos nos Estados Unidos. Retornou definitivamente em 2006, para assumir a diretoria do Hospital Sírio-Libanês.

Possui graduação em medicina pela Universidade de Brasília (1991), Doutorado e Livre-docência em Oncologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Residência em Medicina Interna no Jakson Memorial Hospital da Universidade de Miami e fellowship em Hematologia e Oncologia na Universidade do Texas, MD Anderson Cancer Center em Houston. Foi Professor Associado e Vice chefe de Departamento da Universidade do Texas, MD Anderson Cancer Center, Diretor do Grupo de Câncer Colorretal do Nacional Surgical Adjuvant Bawer and Bleast Project (NSABP) e do Southwest Oncology Group (SWOG). Professor Titular da disciplina de Ecologia do Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretor Geral do Instituto do Câncer de São Paulo, Octávio Frias de Oliveira, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Presidente da Comissão Científica em Vigilância Sanitária (CCVISA-ANVISA) e Membro do Conselho Diretor da American Society of Clinical Oncology ASCO), Membro do Comitê de Desenvolvimento Profissional – ASCO.

É membro titular da Academia Nacional de Medicina, outorgado em cerimônia solene para a posse de seu novo Acadêmico. Passa agora a ocupar a Cadeira nº 58, vaga em razão da passagem a Emérito do Acadêmico Yvon Toledo Rodrigues, cujo patrono é o Dr. Aloysio de Castro. Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, a Academia Nacional de Medicina é a instituição científico-cultural mais antiga do Brasil e contribui para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.

O que faz Dr. Paulo M. Hoff ser reconhecido a ponto de receber o Título de Cidadão Caraguatatubense? Suas ações humanitárias e seu projeto que o levou a Presidente da Oncologia da Rede D’Or justificam: “Aceitei o desafio proposto pela Rede D’Or São Luiz porque vi a oportunidade ímpar de contribuir com a difusão de um projeto de ensino e pesquisa que já venho desenvolvendo há anos. A Rede D’Or São Luiz possui hospitais e serviços de oncologia em São Paulo, Rio de Janeiro e outros estados, atendendo populações de diferentes níveis econômicos.” explica Dr. Hoff.

“Conhecer um médico que desde a mais tenra idade se projetou para ser um profissional que possa levar seus conhecimentos a favor dos menos favorecidos, merece nosso reconhecimento. Sabemos que muitos de nossos caiçaras, enfermos e sem qualquer condição financeira são atendidos nos centros mais avançados e conseguem a cura. Gostaríamos de dispor dos serviços do Dr. Paulo Hoff, já que seu filantrópico projeto contempla os sonhos daqueles que precisam minimizar seus sofrimentos. Com certeza Dr. Paulo Hoff voltará seus olhos para as necessidades do sofrido povo caiçara e nos dará ainda muito mais alegrias. Caraguá necessita de homens dessa envergadura para abrilhantar, ainda mais, seu quadro de cidadãos caraguatatubenses”, disse Aurimar Mansano, autor do projeto que concede a homenagem.