23/05/2022 - 35º aniversário do Gateball de Caraguatatuba é lembrado com moção de congratulação

Na terça-feira (17), a Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou a moção de congratulação pela comemoração do 35º aniversário do Gateball de Caraguatatuba, de autoria do vereador Oswaldo Pimenta de Mello (China).

Um trecho da propositura relata que no Japão, o Gateball foi criado em 1947, na cidade Hokkaido, por Eiji Suzuki. Logo após a Segunda Guerra Mundial, com o país abalado pela derrota, Eiji Suzuki quis proporcionar às crianças de sua cidade uma brincadeira divertida e resolveu criar essa modalidade de esporte.

Para surpresa de seu idealizador, o esporte que foi pensado para as crianças começou a ter aceitação de pessoas mais velhas. Dessa forma, na década de 80, espalhou-se por todo o Japão, inspirado no jogo inglês, que não necessitava de muito equipamento nem de grande área, Suzuki criou o Gateball, considerando-o o esporte ideal ao Japão, que possui pouca área e grande população.

O campo de Gateball em Caraguatatuba foi inaugurado em junho de 1987, completando 35 anos de existência em 2022. Os primeiros atletas desse jogo foram da família Eguchi, Miki, Nakano, Nishiyama e Kawata. Atualmente conta com 15 atletas, destes, apenas a Sra Kawata é a única que continua atuante no Gateball.

“Nesta homenagem, queremos celebrar, não apenas a equipe, mas tudo o que ela representa: saúde, bem estar e longevidade, O Gateball de Caraguatatuba tem a honra de celebrar junto a jogadores e ex-jogadores que contam com mais de 90 anos, são eles: Iitsuko Kawata – 99 anos, Myo Suzuki – 98 anos, Hideo Nagae – 97 anos e Mieko Nagae – 92 anos”, falou China em sua moção.