05/04/2024 - Água Viva Coral recebe honraria de Mérito Cultural da Câmara Municipal

Integrantes do Água Viva Coral, de Caraguatatuba, estiveram na sede do Legislativo Municipal para receberem o título de Mérito Cultural concedido pela Câmara Municipal de Caraguatatuba àqueles que prestam relevantes serviços à cultura do Município.

A honraria foi aprovada por unanimidade em plenário por meio do projeto de Decreto Legislativo nº 497/23, de autoria do vereador Jair Silva. Também participaram da solenidade os vereadores Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia) e Fernando Augusto da Silva Ferreira (Fernando Cuiú).

Durante o uso da tribuna o Diretor Presidente Willes de Toledo e Silva ficou emocionado com o recebimento da homenagem. “Parabéns aos coralistas do Água Viva Coral por todo o esforço e dedicação nas aulas”, comentou.

A Diretora do Água Viva Coral, Ercília Maria Carlota Briti, ficou lisonjeada com o recebimento do título. “Agradeço ao vereador Jair Silva pela singela homenagem e a todos os meus colegas pelo apoio e empenho durante todos esses anos”, comentou.

Uma noite memorável para a Diretora Tesoureira Tereza Maria Oliveira Magalhães: “Quero parabenizar o vereador Jair Silva pela excelente escolha da homenagem e dizer que representamos muito bem nossa cidade em todos os eventos e festivais nacionais e internacionais que participamos. Somos muito agradecidos pelo reconhecimento de nosso trabalho”, destacou.

Ao final da sessão solene, os integrantes do Água Viva Coral ocuparam o plenário e realizaram a apresentação de duas músicas acompanhados de sua maestra regente Satiko Uejima.

Água Viva Coral

Em 2024, o Água Viva Coral de Caraguatatuba celebrará três décadas de uma jornada musical notável, marcando um capítulo significativo no cenário cultural da nossa cidade. A história do Água Viva Coral é uma narrativa de devoção à música e à cultura. Nasceu de um grupo de amigos que se reuniam para cantar desde 1994, incluindo Tereza Maria Oliveira Magalhães e Ercília Maria Carlota Briti, que continuam a compartilhar suas vozes conosco até hoje.

Quando passou a ser regido por Eliana Banheza, já apoiado pela FUNDACC naquela época, o Água Viva Coral ganhou expressão e técnica vocal. O Coral viveu várias fases, cada uma guiada por outros regentes e músicos talentosos como José Maria do Prado, Jefferson Amorin, Mayara Blanco e, atualmente, a dedicada regente e professora Satiko Uejima e o pianista Anderson Coimbra.

O Água Viva Coral é mais do que um conjunto de vozes harmoniosas; é uma fusão encantadora de voluntários dedicados ao canto coral e à arte cênica. Ao longo dos anos, não apenas enriqueceu a vida musical da cidade, mas também se destacou como um movimento cultural solidário, capaz de renovar-se continuamente e encantar a todos de maneira única.

A criação da Associação dos Amigos do Água Viva Coral em 1999 foi um marco importante, institucionalizando essa iniciativa apaixonada. Em 2007, a Associação recebeu o título de entidade de utilidade pública, um reconhecimento do impacto significativo do Água Viva Coral na música e na cultura da cidade de Caraguatatuba. Desde então, o Coral mantém um convênio vital com a FUNDACC, sua principal fonte de apoio financeiro, possibilitando ensaios regulares, a realização de concertos anuais beneficentes e a participação em eventos culturais, cívicos e festivos na cidade e além dela.