01/09/2023 - Bispo Diocesano de Caraguatatuba Dom José Carlos Chacorowski é o novo cidadão caraguatatubense

De autoria do vereador Oswaldo Pimenta de Mello Neto (O China), o decreto legislativo n° 490, de 04 de agosto de 2023, que dispõe sobre a concessão do Título de Cidadão Caraguatatubense ao Bispo Diocesano da diocese de Caraguatatuba, Dom José Carlos Chacorowski, pelos relevantes serviços prestados ao município, foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares da Câmara Municipal.

A solenidade, que foi conduzida pelo presidente da câmara e vereador, Tato Aguilar,  ocorreu no plenário do legislativo na noite da última quinta-feira (31) e contou com a participação do prefeito Aguilar Júnior, dos vereadores Cristian Bota, Jair Silva, Vera Morais, da ex vereadora Vilma Santos, do vigário geral da Diocese de Caraguatatuba, padre Vladimir Ferreira Coelho, do ecônomo da diocese de Caraguatatuba, padre Eduardo José da Silva Toledo, do pároco da paróquia Santa Terezinha, padre Cláudio Rodrigues, do Padre Silmar Costa, do pároco de Santa Rosa de Lima, Padre Márcio Fraga e do pároco de São Sebastião, Padre Alessandro Henrique.

Para o presidente da Câmara, Tato Aguilar, um momento de muita felicidade: ”Um grande líder atuante da igreja católica apostólica românica que tenho muito orgulho em fazer parte desde os meus 10 anos de idade. Parabéns ao vereador China pela sensibilidade da propositura. É uma grande alegria ter a oportunidade de presidir uma sessão como essa”, destacou.

O Prefeito Aguilar Junior elogiou o vereador pela propositura: “Uma alegria poder participar desta noite de honraria. Parabéns ao vereador China pelo reconhecimento deste título e a todo o clero aqui presente. Este é mais um retrato de toda a importância que o senhor vem desenvolvendo com seu trabalho e o quanto se tornou referência para todo o litoral norte”, frisou.

Durante o uso da tribuna, o vereador China elogiou o trabalho realizado pelo Bispo: “A sensibilidade que o senhor nos traz através de suas palavras é o que faz com que nós acreditemos sempre em um amanhã melhor e tenho a certeza de que todos que estão aqui presentes vieram para parabenizá-lo. Continue levando o evangelho e o amor a todas as pessoas que encontrar e receba este título com todo o meu carinho”, destacou.

O Bispo diocesano agradeceu a singela homenagem: “A vocação do litoral norte representa uma vocação para a beleza, encanto e fascínio e tudo isso nos leva a Deus. Devemos preservar este recanto do paraíso que Deus nos forneceu com tanto carinho. Espero que o trabalho realizado pela Câmara dos vereadores seja sempre abençoado”, finalizou.

Homenageado:

Dom José Carlos Chacorowski nasceu em Curitiba, Paraná, em 26 de dezembro de 1956. Entrou no Seminário Menor São Vicente de Paulo em Araucária, Paraná, em 28 de julho de 1968, onde cursou Curso Clássico e Filosofia. Em janeiro de 1977 ingressou no Seminário Maior São Vicente de Paulo, onde fez o noviciado. Cursou Teologia no Studium Theologicum de Curitiba dos Padres Claretianos e proferiu os santos votos em 25 de janeiro de 1980. Foi ordenado Diácono pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, D. Pedro M. Fedalto, em 28 de abril de 1980 e Sacerdote pelo Santo Padre o Papa João Paulo II no Rio de Janeiro em 02 de julho do mesmo ano. Atuou como Professor no Seminário Diocesano da Diocese de Palmas, no interior do Paraná, em 1981 e foi enviado em missão Ad Gentes para o Zaire (Hoje República Democrática do Congo) em janeiro de 1982, de onde voltou em dezembro de 1987 devido a uma terrível crise de malária. Trabalhou na equipe da Pastoral Rodoviária de 1988 até 1996; Diretor Provincial das Filhas da Caridade da Província de Curitiba de 1996 até 2005; Pároco da Paróquia do Senhor Bom Jesus dos Perdões em Guaraquecaba, Diocese de Paranaguá, Paraná, de 2005 a 2009; Diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia em junho de 2009. Foi nomeado Bispo Auxiliar de São Luis da Maranhão pelo Papa Bento XVI no dia 22 de dezembro de 2010, ordenado Bispo no dia 19 de fevereiro de 2011 na Paróquia Santo Antonio de Orleans, em Curitiba e posteriormente recebido de forma oficial na Arquidiocese de São Luis do Maranhão no dia 12 de março de 2011. Em 19 de junho de 2013 foi nomeado Bispo da Diocese de Caraguatatuba e tomou posse em 17 de agosto de 2013, onde permanece até os dias atuais.