18/11/2021 - Bruna Guimarães Prior recebe moção da Câmara Municipal

O Poder Legislativo Municipal de Caraguatatuba aprovou na sessão ordinária desta terça-feira a moção de congratulação 84/2021 a Bruna Guimarães Prior, pelos relevantes e prestimosos serviços prestados à área cultural do município. A proposta é de autoria do vereador Cristian Bota.

Bruna iniciou sua trajetória artística aos 14 anos no teatro através das Oficinas Culturais da FUNDACC. Com 15 anos, teve sua primeira experiência profissional, ao interpretar a personagem Margarida com o espetáculo “A Rosa de Cabriúna”, escrita por Luis Alberto de Abreu e dirigida por Adbailson Cuba, através da Cia Teatro de Areia, experiência que levou a participar de mostras e festivais de teatro dentro e fora do estado de São Paulo, ano de 2006 e 2007.

De 2008 até 2010 atuou na Cia de Teatro Popatapataio, com os espetáculos “Khalatan - Em Busca da Joia da Fantasia” e “Por Pior que Vá Eu Te Amo”, dirigidas por Daniel Forjaz. Também fez parte do núcleo de atores do projeto Letras de Luz, da EDP Bandeirantes e Fundação Victor Chivita, onde eram realizados espetáculos e apresentados em espaços públicos, como escolas e praças.

Em 2010 realizou o seu primeiro projeto como arte educadora na FUNDACC, sob o título “Iniciação Teatral” onde ministrou aulas para jovens e crianças. Já nos anos de 2011 e 2012, foi convidada para atuar na Nova Cia de Artes, com os espetáculos “João e Maria – O Musical” e “A princesa de Aiocá”, com direção de Thiago Ramos e a participação no 6º Litoral Encena em Caraguatatuba. Em 2013 participou do espetáculo “Povos do Mar”, dirigido por Adbailson Cuba e a participação no 7º Litoral Encena em Caraguatatuba. Em fevereiro de 2014 mudou-se para a cidade São Paulo, onde pode participar de outros grandes projetos, onde participou por quase dois anos do elenco da Cia Satyros com o espetáculo “Juliette”, dirigido por Rodolfo Garcia, indicado ao Prêmio Aplauso Brasil, como melhor elenco e melhor figurino.

Em 2017, retornando à sua cidade natal, ingressou no grupo teatral Coletivo Saturnália onde atuou até 2018, com os espetáculos “De Fernando a Santo”, “Cambuci” e “Noites no Museu”, dirigidos por Heron Carrilo. Ainda em 2018, também ministrou aulas em uma oficina de teatro através da FUNDACC, “Jogar é Preciso -Teatro para Iniciantes”, desenvolvendo projetos em bairros e no Centro de Detenção Provisória de Caraguatatuba.

Em 2019 matriculou-se no curso Técnico em Teatro do Senac de Pindamonhangaba. Fez parte da Cia de Teatro Controvérsias através do espetáculo “Estado de Sítio”, dirigido por Adbailson Cuba, onde teve a oportunidade de participar da FENATA - Festival de Ponta Grossa-PR e Cena Bárbara em Santa Bárbara d Oeste. Atuou também na Severina Cia de Teatro com os espetáculos “A História de Bernarda Soledade – A Tigre do Sertão”, dirigida por Maíra Fróis e “Yaga – Uma História para Crianças Corajosas”, com direção de Lilian Guerra. Em 2020 retornou a Caraguatatuba em virtude da pandemia da Covid-19, onde finalizou seu curso no formato remoto.

“É por isso e muito mais que prestamos essa homenagem a Bruna Guimaraes, pelos relevantes serviços prestados a área cultural em nossa cidade”, falou o vereador autor da proposta, Cristian Bota.