23/09/2021 - Câmara aprova moção em comemoração ao Dia de São Cosme e São Damião

Na sessão ordinária realizada nesta terça-feira, a Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou a moção de congratulações 61/2021, de Antonio Carlos Junior (PSDB), em comemoração do dia De São Cosme e São Damião, celebrado em 27 de setembro.

Em sua propositura, o vereador ressalta que Brasil, apesar de laico, possui devotos de diversas religiões que no decorrer da história do país fundiram seus elementos sagrados, seus cultos e doutrinas, este é o motivo de vermos a comemoração de São Cosme e São Damião acontecendo na Igreja Católica, na Umbanda e Candomblé. Assim, no dia 26 (para os católicos) e 27 de setembro (para umbandistas e candomblecistas), comemora-se o Dia de Cosme e Damião.

“Para a tradição católica, Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos que possuíam o dom da cura e da medicina e ficaram conhecidos por prestar assistência médica aos pobres e aos animais sem custo algum. Por esse motivo, hoje são considerados como os santos protetores dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos. Já na tradição Iorubá, Cosme e Damião são a representação do Orixá Ibeji ou Ibejis. Pelas lendas africanas, chamadas de itans, conta-se que eles tinham grandes poderes, inclusive de enganar a morte e são reverenciados como crianças que adoram brincar e que possuem o domínio da magia. Simbolicamente, os Ibejis representam a pureza, a inocência e a bondade das crianças e suas vibrações são de muita alegria e harmonia”, relata o parlamentar por meio da moção.