07/05/2014 - Câmara aprova projeto que institui o Dia do Tai Chi Chuan

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite da última terça-feira a 14ª sessão ordinária de 2014. Os vereadores aprovaram o projeto de lei nº 23/2014, que institui no município o Dia do Tai Chi Chuan e Chi Kuang.

De acordo com a propositura do vereador Oswaldo Pimenta de Mello Neto (China), fica instituído no último sábado do mês de abril para comemoração, ficando a organização a cargo das Secretarias Municipais de Esportes e Turismo, Fundacc e em composição com a Associação Long Teh ou com os organizadores do Projeto Eco.

O Tai Chi Chuan é reconhecido pela organização mundial da saúde das Nações Unidas como uma das mais completas atividades físicas. As modalidades têm uma comemoração anual que acontece com o objetivo de difundir sua prática e divulgar os benefícios para a saúde. Mais de 60 países comemoram com eventos.

Segundo o vereador China, as celebrações incluem aulas abertas e gratuitas, além de apresentações oficiais com professores graduados. Crianças, jovens, adultos e pessoas da melhor idade participam da associação existente na cidade.

Ainda na sessão, os parlamentares mantiveram o veto total ao projeto de lei nº 010/14, do vereador Júlio Cezar Alves, que institui o programa de incentivo ao esporte e dispõe sobre incentivo fiscal aos contribuintes que patrocinarem o esporte no âmbito do município de Caraguatatuba.

Wenceslau de Souza Neto (Lelau) teve aprovado o projeto de lei 022/14, de sua autoria, que dispõe sobre a obrigatoriedade de exposição de cardápio em braile nos restaurantes, bares e congêneres do município.

Durante a sessão ordinária, um grupo de manifestantes compareceu a sede do Poder Legislativo com faixas e cartazes cobrando uma CPI na saúde em Caraguatatuba.

Foram aprovados também os seguintes requerimentos:

REQUERIMENTO Nº 051/14 – Ver Renato Leite Carrijo de Aguilar – Requer ao Executivo informações sobre publicidade intitulada de “dever primordial, Prestar Contas”.

REQUERIMENTO Nº 052/14 – Ver Renato Leite Carrijo de Aguilar – Requer ao Executivo informações sobre Relatório da última vistoria da Vigilância Sanitária Estadual na Casa de Saúde Stella Maris.

REQUERIMENTO Nº 053/14 – Ver Renato Leite Carrijo de Aguilar – Requer ao Executivo informações sobre Centro de Recuperação Feminina.