03/10/2016 - Câmara concede o título de Cidadão Caraguatatubense a José Bosco de Castro

Na noite da última sexta-feira, em sessão solene realizada na Câmara Municipal de Caraguatatuba, foi entregue o título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. José Bosco Fernandes de Castro, Superintendente da Sabesp.

A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo 309, de 29 de junho de 2016, de autoria do Vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia). A honraria foi concedida pelos relevantes serviços prestados por Bosco ao município.

Familiares e amigos marcaram presença para prestigiar a solenidade.

Natural de Taubaté, o novo Cidadão Caraguatatubense é filho de José Fernandes de Castro e de dona Maria da Paz Castro. Em sua cidade natal, começou a carreira na Sabesp no ano de 1975, em um serviço autônomo de água e esgoto, atuando no setor eletromecânico da repartição, onde desenvolveu o gosto pela área de elétrica e pelo saneamento ambiental, tendo chegado a chefe da seção.

Em 1982, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo assumiu os serviços de água e esgotos do município de Taubaté, incorporando o SAAE e mantendo em seu quadro funcional os servidores que se destacavam. E, para melhor aproveitamento de sua capacidade e interesse, transferiu o então jovem técnico para o município de São José dos Campos.

Em 1983, Bosco conhece e casa-se com a senhora Tania Perez Lopes e dessa união nasceram duas filhas, Larissa e Karenina.

Diante da oportunidade de crescimento profissional e pessoal, em 1985, ingressou na Universidade de Taubaté – UNITAU, no curso de engenharia elétrica/eletrônica.

Como desde o início de sua carreira atua no setor de saneamento, em 1996 complementou sua formação cursando pós-graduação em engenharia sanitária. Com a sua capacidade de liderança, esteve sempre na chefia de equipes, realizou diversos outros cursos de aperfeiçoamento profissional, tais como: Curso Gestão de Resultados e da Inovação - FIA / USP; Competências Gerenciais do Harvard ManageMentor; Desenvolvimento Humano Integral - Fundação Getúlio Vargas e Desenvolvimento em Gestão de Pessoas - FIA / USP.

Seus esforços foram recompensados e reconhecidos. Sendo a Sabesp de São José dos Campos uma sede administrativa regional, responsável pelos municípios do Vale do Paraíba, parte da região Bragantina e, até então, do Litoral Norte, era de lá que vinham os profissionais para coordenar as ações necessárias para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos serviços de água e esgotos de Caraguatatuba. Foi assim que Bosco teve seu interesse por Caraguatatuba e região ampliado.

Estando à frente da Manutenção Eletromecânica, de 1992 a 2003, primeiramente como Coordenador e depois como Gerente da Divisão, foi responsável pela supervisão e gerenciamento dos serviços de manutenção elétrica, mecânica, instrumentação e civil em atividades de engenharia, projetos, pesquisa e desenvolvimento dos sistemas de saneamento.

Em 2003, pelo seu interesse nas questões ambientais, passou a atuar como Gerente de Empreendimentos, desenvolvendo atividades de engenharia nas áreas de planejamento e gestão ambiental, projetos, obras, controle orçamentário, elaboração do Plano Plurianual de Investimento – PPI, responsável pelo programa de despoluição da bacia do Paraíba do Sul, onde obteve grande êxito, tendo o rio voltado a ser piscoso.

De 2007 a 2008, foi chamado a coordenar as atividades de Eletromecânica, automação e operação assistida para atendimento em todas as Unidades de Negócio da Diretoria do Interior do Estado de São Paulo.

A Sabesp se reorganizou e mudou seu modelo de gestão, passando a gerenciar os municípios onde atua, divididos regionalmente por bacias hidrográficas, criando a Unidade Negócio Litoral Norte com a definição de investimentos maciços para região.

Ainda em 2008, Bosco passou a coordenar as atividades de empreendimentos da região Sudeste, ou seja, começou a cuidar somente do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sendo, logo em seguida, convidado a assumir a superintendência.

À frente da unidade Litoral Norte, teve a oportunidade de dedicar-se 100% aos quatro municípios, fixando residência em Caraguatatuba, onde, além de responsável pela gestão dos serviços de água e esgotos, tornou-se munícipe.

Sob sua égide obras importantes foram iniciadas e finalizadas. Em Caraguatatuba, os índices de cobertura e atendimento chegaram a níveis de países de primeiro mundo. O índice de cobertura em esgotos salta de 30%, em 2008, para 85% no final de 2015, sendo todo esgoto coletado e 100% tratado. Já o serviço de abastecimento de água, que tinha um bom nível, 83% em 2008 e, agora, 96%, teve sua melhora na capacidade de reservação e distribuição, resultando que, na alta temporada, toda população do município, bem como os veranistas e turistas, não sofreram com falta de água. Foram mais de R$ 172 milhões em obras de água e esgotos para o município.

“O engenheiro Bosco dedicou mais de 30 anos da sua vida para o Litoral Norte, em especial para Caraguatatuba. Um profissional dedicado que ampliou e melhorou significativamente a qualidade de vida da população da cidade e ajudou muito na preservação do meio ambiente. Uma homenagem justíssima a esse grande homem”, disse Carlinhos da Farmácia.