06/05/2022 - Câmara de Caraguatatuba aprova moção em celebração ao “Dia das Mães”

Em sua 14ª Sessão Ordinária, a Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou por unanimidade uma moção de congratulação ao “Dia das Mães”, comemorado no próximo domingo, dia 10 de maio, de autoria do vereador Aurimar Mansano.

Destaca na propositura apresentada que, o Dia das Mães originou-se na Grécia Antiga, onde a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a mãe dos Deuses. O próximo registro de que se tem notícia data do início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da quaresma às mães das operárias inglesas.

Por três anos seguidos, A americana, Anna Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que em 1905, deu início à campanha para instituir de forma definitiva o “Dia das Mães”. Anna lutou para que fosse criado o “Dia das Mães”. A primeira celebração oficial só aconteceu por volta de 26 de abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental, Willian E. Glassock, incorporou o “Dia das Mães” ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Daí por diante, outros estados norte-americanos aderiram a comemoração.

No Brasil, o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio de 1947.