15/04/2015 - Câmara entrega título de cidadão caraguatatubense a Wilson Francisco Valente

Qualhada, como é carinhosamente conhecido na cidade, receberá nesta sexta-feira, 17 de abril, às 19h, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, o título de cidadão caraguatatubense concedida pelo Poder Legislativo municipal.

O Vereador José Mendes de Souza Neto Bota é o autor do decreto legislativo 263, de 12 de dezembro de 2014, que dispõe sobre a concessão da honraria ao Sr. Wilson Francisco Valente, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Nascido em São Paulo, no dia 17 de abril de 1951, Qualhada é filho de José Valente e de Maria Martinez Arboleda Valente. Desde a infância, teve a companhia de uma bola de futebol que não trocava por nada.

Com apenas 16 anos, já fazia parte das divisões pré-profissionais da Sociedade Esportiva Palmeiras, mas por ter uma séria contusão nos ossos, tíbia e perônio, afastou-se do futebol por um período de três anos.

Cursou faculdade de Economia Integrada, passando então a jogar apenas como lazer.

Conheceu Caraguatatuba por meio de seu amigo Roberto Toti, que o convidou para participar do Campeonato de Futebol de Caraguatatuba. Como todos que aqui chegam, sua paixão pela cidade e pelo povo caiçara foi imediata, adotando-a posteriormente como sua cidade de coração.

Tem orgulho de aqui ter escolhido para morar e criar seus filhos, sendo dois homens e duas mulheres, sendo elas, nascidas e criadas em Caraguatatuba.

Wilson diz que cidade natal é aquela que se nasce, mas cidade adotada é a que se ama: para ele, Caraguatatuba.
Encantado com esta terra e vendo aqui a possibilidade abrir seu comércio, iniciou suas atividades no ramo de depósito de construção; posteriormente, apaixonado que é pelo futebol montou a primeira quadra sintética coberta de Futebol Society, no bairro Sumaré.

Sempre foi um grande colaborador na área social, principalmente de sua comunidade, a de Massaguaçu.

Como esportista que é, recentemente foi homenageado pelo Poder Público, concedendo o seu nome ao ClASE - Centro Integrado de Ações Sócio Educativa, localizado no Bairro Sumaré.

A cor preferida desse cidadão é a verde, daí não necessita informar a todos que se trata de um fanático Palmeirense. Já o seu clube local, não poderia ser outro, o Massaguaçu, pois é o clube de futebol do bairro onde reside desde quando aqui chegou.

Acometido do Mal de Parkinson, Wilson afirma que pela Graça Divina e através da prática esportiva, foi livrado da cadeira de rodas. Assim, seu objetivo atual é criar uma associação de tratamento aos portadores de Parkinson, e proporcionar aos portadores desse mal, uma melhor qualidade de vida através da prática do esporte.

Porém o que mais enaltece a sua vitória contra essa doença é a paixão que tem pela bola, que mesmo com os movimentos comprometidos nunca deixou de tela a seu lado.

"Tudo aqui tratado, aliado ao respeito que tem por todos aqueles que convivem ao seu lado, com certeza o credencia a ser o mais novo filho desta terra", disse Neto Bota, autor da homenagem.