02/09/2021 - Câmara homenageia psicólogos do município

Na última sessão ordinária, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, teve aprovada a moção de congratulações 54/2021, que congratula com os psicólogos de Caraguatatuba, pela passagem do seu dia, comemorado em 27 de agosto.

“A psicologia pode ser compreendida como estudo da mente ou ciência da alma. O psicólogo não se limita ao profissional que trabalha em consultório, fazendo o atendimento clínico, visto que a profissão tem uma abrangência muito maior, tais como os trabalhos realizados em escolas, hospitais, esporte, área jurídica e educação. Sabemos do brilhante trabalho realizado por esses profissionais durante a pandemia, momento no qual muitos cidadãos se encontraram fragilizados e necessitando de um apoio profissional, para que pudessem buscar soluções para os problemas enfrentados. Podemos dizer que os psicólogos são a ponte entre o medo e a coragem, entre a tristeza e alegria. Heróis, que surgem na vida das pessoas quando a instabilidade emocional, o desespero, o medo de continuar a vida e de superar obstáculos sobrepuseram-se de tal forma sobre a consciência humana, que apenas alguém de fora, com conhecimentos técnicos e científicos e com uma dose extra de amor pela humanidade, poderia oferecer saídas e conduzir para um caminho de maior autonomia. Dentre os procedimentos exercidos por nossos psicólogos está a escuta especializada, que possibilita a oitiva desta vítima uma única vez, de forma a não ocasionar a vitimização secundária, que á aquela na qual a vítima acaba por reviver a situação por diversas vezes quando inquirida sobre o fato, o que é extremamente importante para que sejam diminuídos os danos causados”, diz a moção de Tato Aguilar.