02/05/2024 - Câmara Jovem 2024: Jovens vereadores são eleitos para compor a Mesa Diretora

A sessão solene do Programa Câmara Jovem destinada a diplomação, posse e eleição para a composição da Mesa Diretora aconteceu na tarde da última quinta-feira (02) no plenário da Câmara Municipal.

Antes da abertura da eleição, o coordenador geral do Programa Câmara Jovem, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira, sanou as principais duvidas dos jovens vereadores quanto a composição da Mesa Diretora, possibilidades de candidatura, ordem das votações e atribuições de cada cargo, conforme descrito no Regimento Interno.

Os jovens vereadores titulares e suplentes receberam as cédulas de votação para eleição aos cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário da Mesa Diretora. Em seguida, a apuração dos votos foi realizada por uma comissão eleitoral representada por 3 professores colaboradores de diferentes unidades escolares.

Em uma disputa acirrada e com um total de 8 votos, a jovem vereadora Sophia Rodrigues Donadi, da EMEF Profº Euclydes Ferreira, foi eleita a presidente do Programa Câmara Jovem. A Mesa Diretora também será composta por Mariane Andrade Ribeiro, estudante do Colégio Adventista de Caraguatatuba, eleita para o cargo de vice-presidente. Franscisco dos Santos Armani, da EMEF. Profº Antônio de Freitas Avelar, ficou com o cargo de primeiro secretário e Thaís de Oliveira Braga, da CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz foi eleita para o cargo de segunda secretária.

Um momento histórico para Sophia: “Gostaria de agradecer a todos os jovens vereadores que votaram e confiaram em mim para tomar posse deste cargo tão importante, parabenizar aqueles que conseguiram ser eleitos e a todos que estão no plenário participando desta experiência incrível conosco”, declarou a nova presidente do Programa Câmara Jovem.

Durante o uso da tribuna, a vice-presidente eleita, Mariane Andrade Ribeiro, ficou lisonjeada com a nova oportunidade. “Obrigada a todos que votaram em mim e que confiam em meu potencial para assumir o cargo de vice-presidente e podem ter a certeza de que farei a diferença representando o Colégio Adventista de Caraguatatuba”, afirmou.

“Agradeço muito a oportunidade de ser eleito o primeiro secretário desta edição do Programa Câmara Jovem! Parabéns a todos que se candidataram, aos suplentes e aos que acreditam e confiam em mim. Será uma experiência memorável e prometo cumprir com todos os meus deveres”, destacou o primeiro secretário, Franscisco dos Santos Armani.

“Estou muito feliz e agradecida com os votos dos meus colegas e prometo cumprir com minhas obrigações enquanto segunda secretária. Espero que consigamos aproveitar ao máximo todos os momentos: projetos, debates e passeios que ainda estão por vir. Agradeço também o apoio de meus professores e do Professor Beto”, frisou a jovem vereadora eleita, Thaís Braga.

Um momento de grande alegria para o presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar. “Aos jovens, desejo sorte neste mandato à frente da Câmara Jovem de Caraguatatuba. Todos sabem o meu orgulho e a minha felicidade em ter criado este projeto e vê-lo crescendo ano a ano como fortalecimento de democracia e cidadania para a juventude de nossa cidade”, finalizou.

A primeira sessão ordinária do Programa Câmara Jovem está agendada para o dia 13 de maio, às 9h, no plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba.