30/10/2019 - Câmara Jovem aprova proposta que pede informações sobre ausência de lixeiras em locais públicos

Na tarde desta quarta-feira, a Câmara Jovem de Caraguatatuba realizou a quarta sessão da terceira legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara.

Foi apresentado pela Jovem Vereadora Eyxla Silva a moção de congratulações e aplausos aos integrantes e responsáveis pelo programa Jovem Legislador. Na propositura, ela diz que o projeto é festejado entre os alunos, moradores e professores e que ações como esta devem ser reconhecidas e louvadas, inclusive por esta Casa Legislativa para que seus efeitos positivos ganhem visibilidade e possam sensibilizar e impactar mais e mais escolas e comunidades na construção de uma sociedade solidária.

De autoria de Thaís Emanuelle Durães, o requerimento que requer informações do Poder Executivo sobre a ausência de lixeiras públicas em locais públicos no município foi aprovado por unanimidade.

Em sua propositura, a Jovem Vereadora questiona qual secretaria ou departamento da prefeitura é responsável pela fiscalização e identificação dos pontos de instalação e manutenção das lixeiras públicas; quais critérios adotados para disponibilização de lixeiras do tipo caçamba em ruas e praias e se os novos pontos de ônibus que estão sendo instalados serão equipados com lixeiras.

Thais Durães mostrou preocupação com a balneabilidade das praias, ressaltando a chegada da temporada de verão, o que gera um elevado acúmulo de lixo orgânico, o que inspira cuidados redobrados com a disponibilização de lixeiras e conscientização dos moradores e turistas.

O Jovem Vereador Marco Antonio Duarte Aulicino teve aprovado o projeto de lei de sua autoria que institui no âmbito das unidades escolares municipais, espaço destinado a inserção de mensagens. A proposta visa ajudar as pessoas com motivação por meio de palavras inspiradoras e motivacionais.

De acordo com o projeto, a gestão e regulamentação do uso do aludido espaço público ficará a cargo da direção da unidade escolar, que poderá a seu critério, designar professor responsável verificação dos conteúdos nele inseridos, bem como, ao encaminhamento que se fizerem necessários.

Essa foi a última sessão com discussão de projetos da terceira legislatura da Câmara Jovem, que fará a sessão solene de encerramento no dia 08 de novembro, às 19h.

O programa Jovem Legislador tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar. A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.