05/05/2023 - Câmara Jovem: Eleição a Mesa Diretora será dia 18 de maio

Empossados oficialmente no dia do aniversário da cidade, os jovens vereadores, que participam da 5ª edição do programa Câmara Jovem de Caraguatatuba, agora terão a missão de eleger os representantes da Mesa Diretora em sessão ordinária que acontece no dia 18 de maio, às 9 horas. 
Assim como acontece com os vereadores eleitos pela população, os jovens vereadores devem escolher entre os candidatos quem irá assumir os cargos de presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretário da mesa diretora para a condução dos trabalhos legislativos no decorrer do ano. 
De acordo com o coordenador do projeto, professor Carlos Alberto Paulino Ferreira, a simulação é a mais realística possível. “Os jovens vereadores titulares que queiram assumir um dos cargos da Mesa Diretora devem se candidatar e a escolha se faz através de uma eleição entre os titulares”, explicou. 

Solenidade de Posse
Pela primeira vez, integrando a programação oficial do aniversário de Caraguatatuba, foi realizada no dia 20 de abril a solenidade de posse dos jovens vereadores da quinta edição do programa Câmara Jovem no Teatro Mario Covas. O evento marcou o início das atividades parlamentares dos jovens vereadores.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara de Caraguatatuba, Tato Aguilar e os vereadores Aguinaldo Butiá, Marcos Kinkas, Gil Oliveira, Vera Morais,  Baduca Filho, Antonio Carlos Junior, Cristian Bota; o prefeito Aguilar Junior, a presidente da Fundacc, Malu Baracat, o vice-prefeito José Ernesto Servidei, o prefeito e o presidente da Câmara de Ilhabela, respectivamente Toninho Colucci e Alessandro Abençoado e o presidente da Câmara de São Sebastião Marcos Fuly. 
O coordenador Carlos Alberto destacou o processo de formação para a cidadania dos jovens. “Nós tivemos a oportunidade de acompanhar as eleições realizadas nas escolas. Todo o conteúdo é preparado para que os jovens exerçam sua cidadania de forma consciente e com responsabilidade”, destacou. 
Para o presidente da Câmara, Tato Aguilar, foi um dia grandes comemorações. “Vocês são os grandes protagonistas da quinta edição deste programa, então aproveitem cada momento para que possam trazer novas ideias e sugestões para nós, vereadores”, enfatizou Tato Aguilar.
O prefeito Aguilar Junior comentou a importância do trabalho da Câmara Jovem para o futuro da cidade. “Certamente esta é uma semente que estamos plantando para o futuro de nossa cidade”, comentou. 
O programa Câmara Jovem tem o objetivo de oferecer aos jovens estudantes da cidade regularmente matriculados em escolas públicas e particulares, lições de cidadania e democracia por meio da vivência do processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

<< Voltar