05/04/2024 - Câmara Jovem: Jovens vereadores participam de terceira reunião preparatória na Câmara Municipal

Os jovens vereadores titulares e suplentes eleitos para a 6ª edição do Programa Câmara Jovem se reuniram na sede do Legislativo Municipal para o terceiro encontro preparatório na tarde da última quarta-feira (03).

O coordenador geral do programa e assessor jurídico legislativo da casa, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira, conduziu o encontro que teve como principais temas abordados: ritos da Câmara Municipal, sessões ordinárias, solenidades, verbetes utilizados, cidadania e democracia representativa, direitos políticos e estruturação dos poderes. Os estudantes receberam ainda um material de apoio que contém o regimento interno que versa sobre a condução dos trabalhos legislativos na casa.

“Este material tem a pretensão de auxiliá-los durante as aulas expositivas e no exercício do mandato eletivo, pois, quando se compreende a cidadania em seu sentido amplo, ou seja, de que cada um de nós é um membro da comunidade a qual estamos inseridos e de que somos detentores de direitos e deveres, certamente, passa-se a exercer a cidadania de modo consciente e com vistas à construção do bem comum”, destacou o presidente da Câmara Municipal, vereador Tato Aguilar.

O coordenador do programa, Dr. Carlos Alberto, explicou sobre a importância dos interesses de ordem coletiva e democrática para uma vivência referente ao exercício do mandato parlamentar. “A primeira vivência prática de vocês, enquanto jovens vereadores titulares e suplentes, acontecerá no dia 20 de abril durante a sessão solene de diplomação e posse”, reforçou.

O próximo encontro do Programa Câmara Jovem está programado para o dia 10 de abril, às 14h, no plenário da Câmara Municipal e será uma reunião preparatória para a Solenidade de Posse dos jovens vereadores.