05/09/2023 - Câmara Municipal aprova moção de congratulação pelo Dia Nacional do Ciclista

De autoria do vereador Gildázio de Oliveira Celestino (Gil Oliveira), a moção nº 32/23, que congratula com os ciclistas de Caraguatatuba em virtude da comemoração do Dia Nacional do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, foi aprovada por unanimidade durante votação da 25ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal. O Dia Nacional do Ciclista foi estabelecido para celebrar a importância do ciclista no trânsito das cidades e da bicicleta como meio de locomoção.

A data surgiu para homenagear a memória do ciclista brasileiro Pedro Davison, de 25 anos, que estava pedalando em Brasília e foi atropelado por um motorista alcoolizado no ano de 2006. Em 4 de março de 2016, o Ministério das Cidades lançou a Cartilha do Ciclista que tem como intuito auxiliar a segurança e a convivência das bicicletas com os demais meios de transporte no trânsito brasileiro. A cartilha destaca os itens e acessórios que aumentam a segurança do ciclista, além de dicas para pedalar com segurança, sinalização de trânsito e outros temas.

A prática de atividades físicas, como o ciclismo, é, sem dúvida, essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida. São muitos que demonstram como a prática frequente de atividades auxiliam a evitar doenças e até mesmo melhorar a disposição para realizar nossas atividades do dia a dia. O Dia Nacional do Ciclista também é importante para promover o uso da bicicleta, um meio de transporte sustentável e viável. Não apenas os esportistas, como também muitos trabalhadores usam a bicicleta e precisam trafegar com segurança e respeito.

“Gostaria de deixar aqui registrado minhas parabenizações e reconhecimento a todos os ciclistas de Caraguatatuba, seja por lazer ou profissionalmente. E a todos que a utilizam para trabalhar ou estudar. Sou muito grato pela oportunidade e por saber que temos grandes e ilustres ciclistas, que são exemplos para nosso município”, finalizou o vereador Gil Oliveira.