08/12/2023 - Câmara Municipal encerra Programa Câmara Jovem 2023 com Sessão Solene

A solenidade de encerramento da quinta edição do Programa Câmara Jovem foi marcada por muita emoção no plenário da Câmara Municipal na noite da última quarta-feira (6). Os jovens vereadores tiveram a oportunidade de realizar seus discursos de despedidas e agradecimentos e ressaltar a importância que o projeto e seus colaboradores trouxeram para suas vidas.

Estiveram presentes na solenidade de encerramento o presidente da Câmara e vereador Tato Aguilar, o vice-prefeito, Dr. José Ernesto, a secretária de Educação, Márcia Paiva, o vereador e segundo secretário  da Mesa Diretora, Marcos Kinkas, e o vereador licenciado e  secretário de serviços públicos, Marcelo Lanzelotti Pereira.

“Meu respeito e agradecimento por todo o companheirismo e dedicação a todos os colaboradores da Câmara Municipal e aos jovens vereadores, todo meu afeto e gratidão. Saibam que os gestos de generosidade e respeito, as experiências e aprendizados ao longo deste ano, certamente os levarei para posteridade. Agradeço ao presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, por confiar a mim esta nobre missão”, declarou o Coordenador do Programa Câmara Jovem, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira.

A presidente da segunda legislatura do Programa Câmara Jovem, Naara Correa Lopes, foi convidada a secretariar a solenidade de encerramento. Foram entregues aos vereadores titulares e suplentes o certificado de conclusão por integrarem a quinta edição do programa. Após a entrega de certificados, pela última vez, os jovens vereadores tiveram a oportunidade de fazer o uso da palavra na tribuna.

A primeira jovem vereadora a estrear a tribuna foi Rebecca Rodrigues de Couto: “Quero agradecer o apoio de toda a minha família, professores e a equipe gestora de minha escola e também ao Tato por nos proporcionar esta oportunidade única”, declarou.

“Estou muito feliz por ter tido a oportunidade de participar do programa Câmara Jovem e ter representado as pessoas surdas de minha escola e de toda a cidade. Foi muito gratificante ter trazido o projeto da campainha luminosa para o plenário, e mais ainda, saber que foi aprovado por todos os meus colegas”, ressaltou o jovem vereador Paulo Edward Reis Martins.

Um momento muito emocionante para a presidente Naara Correa Lopes: “Quero agradecer a todos por terem feito parte desta fase incrível de minha vida. Foram experiências inesquecíveis que compartilhamos juntos e que ficarão registradas para sempre em minha memória e também ao presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar e ao Coordenador do programa, Beto, por todos as lições e ensinamentos”, destacou.

A secretária de educação Márcia Paiva parabenizou o presidente da Câmara Tato Aguilar pela iniciativa do projeto: “É uma honra poder participar da solenidade de encerramento do Programa Câmara Jovem. Muito importante o trabalho que os professores e a equipe gestora desenvolvem com nossos jovens vereadores para fazer a diferença e contribuir com seu futuro”, frisou.

“Parabéns por este brilhante projeto que garante que nossa cidade terá um futuro muito melhor”, afirmou o vice-prefeito José Ernesto.

“Foi muito gratificante poder acompanhar a transformação de todos vocês. Pessoas diferenciadas, contundentes, questionadoras e preparadas para a vida. Vocês nos proporcionaram uma aula de civilidade e educação”, disse o vereador Marcos Kinkas.

Para o presidente da Câmara Tato Aguilar, nenhum projeto substitui o Programa Câmara Jovem: “Aqui vocês tiveram a oportunidade de aprender princípios de cidadania e democracia, sem a ideologia de partidos políticos. Vocês se tornaram cidadãos críticos construtivos que semeamos para o futuro de Caraguatatuba. Tenho muita alegria em ser o fundador do Programa Câmara Jovem e em poder dizer que vivemos uma linda história no ano de 2023”, finalizou.