16/04/2024 - Câmara Municipal promove segunda audiência pública para revisão do Plano Diretor de Turismo (PDtur) nesta quarta-feira (17)

A Câmara Municipal de Caraguatatuba promoverá nesta quarta-feira (17), às 18h, a segunda audiência pública para discussão e explanação do projeto de lei nº11/24, de autoria do Executivo Municipal, que dispõe sobre a revisão do Anexo IV - Plano de Ações, do Plano Diretor de Turismo - PDtur do Município da Estância Balneária de Caraguatatuba, instituído pela Lei nº 2.401, de março de 2018.

Na última sexta-feira (12), a Câmara Municipal promoveu a primeira audiência pública, que foi conduzida pelo presidente Tato Aguilar e também contou com a participação dos vereadores Antonio Carlos Junior e Vera Morais, além da equipe técnica de funcionários da prefeitura municipal que participaram da elaboração do projeto: o secretário de turismo, Rodrigo Tavano, a encarregada de projetos, Bruna de Fatima Teixeira Caldas, o responsável por compras e contratos, Marcelo Suckow e o presidente do Conselho de Turismo (Contur), Cauê Rúbio.

Na ocasião, o secretário de turismo, Rodrigo Tavano, fez uma breve explanação sobre o plano de ações e a criação de programas que contribuem para a qualificação e desenvolvimento do turismo em nossa região. “Em 2023 tivemos uma atualização da revisão do Plano Diretor de Turismo com alguns membros, que representa um dos critérios para o plano de ranqueamento e classificação das estâncias balneárias. Realizamos também três audiências públicas em diferentes regiões do município, onde a população teve a oportunidade de participar e dar suas sugestões”, afirmou.

O vereador Antonio Carlos Junior questionou sobre a implantação do teleférico para o município, que seria muito significativo para o turismo em nossa região. De acordo com Rodrigo Tavano: “O teleférico não faz parte do Plano Diretor de Turismo. Existe um estudo econômico e financeiro de viabilidade, tanto para o Morro Santo Antonio quanto para o Complexo Turístico do Camaroeiro, que foi realizado em três audiências públicas para a verificação de seu investimento e rentabilidade e são equipamentos que não competem ao poder público realizar”, explicou.

A vereadora Vera Morais fez um questionamento acerca do turismo rural que estava sendo implantado no município. “Todas as ações do Plano Diretor de Turismo independem de outras. Infelizmente tivemos uma baixa adesão e participação da comunidade do turismo rural e de base comunitária”, comentou Rodrigo Tavano.

Ao final da audiência, os técnicos da prefeitura colocaram-se à disposição da população para sugestões, dúvidas e demais esclarecimentos que forem necessários.

Os projetos, bem como o formulário para registro de questionamentos ou sugestões que deverão ser lidos no plenário da Câmara Municipal encontram-se disponíveis na íntegra no site oficial da Câmara Municipal www.camaracaragua.sp.gov.br.

As audiências podem ser acompanhadas presencialmente, no plenário do Legislativo (Av. Frei Pacífico Wagner, 830, Centro) ou, Ao Vivo, pela TV Câmara Caraguatatuba no Youtube @TVCâmaraCaraguatatuba e também no site oficial do Legislativo. As dúvidas ou sugestões podem ser encaminhadas também pelo número do Whatsapp da Câmara Municipal: (12) 99718-5769.