11/11/2019 - Câmara realiza solenidade de encerramento do programa Jovem Legislador

Foi realizada na noite da última sexta-feira, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, a sessão solene de encerramento da terceira legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara.

A solenidade ficou marcada por muita emoção nos discursos de despedida dos Jovens Parlamentares deste ano, que ressaltaram a todo momento a importância do projeto na vida deles.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia), os Vereadores Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) – autor do projeto que instituiu a Câmara Jovem – Salete Maria de Souza Paes, Evandro do Nascimento (Vandinho), João Silva de Paula Ferreira (De Paula) e a Secretária de Educação Marcia Paiva.

No início da sessão solene, foram entregues as moções de congratulação e aplausos, de autoria da Jovem Vereadora Eyxla Silva, aos integrantes e responsáveis pelo programa Jovem Legislador, pelos relevantes serviços prestados a juventude caraguatatubense.

Jovens Vereadores, Suplentes e Orientadores, receberam um certificado de participação da Câmara Municipal. “Parabenizo a todos que se esforçaram neste ano para a realização da Câmara Jovem, que hoje é referência em toda a região. Agradeço a todos os envolvidos e aos pais, que confiam no nosso trabalho. Saio desta noite especial muito feliz pelo trabalho realizado por estes jovens”, falou Carlinhos da Farmácia.

Desde que tomaram posse em abril, os Jovens Vereadores participaram de três reuniões preparatórias e realizaram quatro sessões. Foram aprovados este ano quatro moções, duas indicações, cinco requerimentos e quatro projetos.

Todas as proposituras aprovadas no programa podem ser conferidas através do site: https://www.camarajovemcaraguatatuba.sp.gov.br/propositura. As proposituras discutidas em sessões são encaminhadas como sugestão aos Vereadores e ao Prefeito do município.

O programa Jovem Legislador tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar. A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.

Os Jovens Vereadores de 2019 foram: Amanda de Lira Brito Nascimento, Bianca Santos, Davi Figueiredo e Silva, Eyxla Lorrane Oliveira da Silva, Julia Rodrigues de Jesus, Laura Soares Diniz, Luara Germano Batista, Marco Antônio Duarte Aulicino, Mayara Tabosa Rocha , Pamela Bernardes Pedreira, Pedro Silva Neto, Rebecca Pedroso Cunha, Sophia Gonçalves Vecchio, Thais Emanuelle Duraes e
Tiago da Costa Andrade Cardoso.

Jovens Suplentes: Camila Szabo de Oliveira, Camily Vitoria Diniz da Silva, Giuliana Soares Ribeiro, Helenna Cristina de Oliveira Cotia, Isis Polisel de Freitas, Lais Pereira Cury, Lazuly de Jong Orteney do Nascimento, Leticia Pacheco Cabral, Maria Julia Prado Pereira, Mario Luan de Oliveira Silva, Monique Vitória N. Santos, Nayara Ramos Florêncio e Rebeca Lorhany Gonçalves Carneiro.

A quarta legislatura da Câmara Jovem terá início em abril de 2020, na semana de aniversário da cidade. Os trabalhos terão início com a eleição nas escolas entre os meses de fevereiro e março. Todas as unidades escolares do município são convidadas a participar.