24/06/2014 - CAR da Saúde inicia trabalho com visitas em Unidade Básica de Saúde

Os vereadores que fazem parte da Comissão de Assunto Relevantes da Saúde estão fiscalizando algumas UBS da cidade. O trabalho foi iniciado no começo do mês, após a aprovação do projeto de resolução que criou a CAR, no final de maio.

A comissão tem como presidente o vereador Aurimar Mansano (PTB), relator Agostinho Lobo de Oliveira (PSDB) e membro Petronilio Castilho dos Santos (Loro Castilho) – PR - e tem como finalidade viabilizar estudos, averiguação e acompanhamento dos trabalhos nos órgãos de saúde do município de Caraguatatuba.

No dia 04 de junho, os parlamentares estiveram na UBS do bairro do Massaguaçu. A CAR ouviu os munícipes presentes no local e conversou com funcionários, como enfermeiras e a fisioterapeuta.

Aurimar Mansano, Lobinho e Loro Castilho flagraram na farmácia da unidade medicamentos vencidos. Muitas reclamações foram relatadas pelos usuários em relação à falta de remédios no local.

A falta de veículos para conduzir médicos e enfermeiros a residências de munícipes com problemas de saúde também foi constatada na UBS. No dia, um profissional se locomoveu com a sua bicicleta, atitude muito elogiada pelos vereadores presentes.

De acordo com informações obtidas em um quadro no interior da UBS, a unidade atende a uma população de cerca de 7.480 moradores, sendo 2.360 cadastrados. Em abril houve 714 consultas, 395 visitas domiciliares, 45 atendimentos de hipertensão arterial, 16 coletas de preventivo, 59 atendimentos de puericultura, 31 de pré-natal e 30 de diabetes.

Embora tenha havido algumas reclamações, os membros da comissão se surpreenderam com a ampla e moderna instalação da unidade do Massaguaçu, que atende as recomendações do Ministério da Saúde.

Na semana seguinte, a CAR esteve inspecionando a UBS do bairro do Tinga. As maiores reclamações foram em relação ao atendimento da UPA e a demissão de médicos de algumas unidades.

Entrevistas com pacientes, médicos e enfermeiros também foram realizadas no local, que conta com dois médicos cubanos do “Programa Mais Médicos”.

Logo após a inspeção, Aurimar Mansano solicitou que fosse enviado um ofício para o secretário de saúde, pedindo informações sobre a falta de medicamentos nas UBS.

A CAR está acompanhando de perto a possível volta das irmãs para a Casa de Saúde Stella Maris. No último dia 05, o presidente da comissão participou da reunião entre prefeitura e Santa Casa. No encontro, teve a oportunidade de apresentar sugestões para um desfecho positivo para a população de Caraguá.

A comissão de assuntos relevantes tem um prazo de 180 dias para realizar o trabalho, podendo ser prorrogado apenas uma vez por mais 90 dias. Em breve, novas visitas serão realizadas antes da elaboração de um relatório final.