15/03/2016 - CAR da Saúde visita Centro de Especialidades Médicas

A Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde (CAR) esteve no último dia 25 junto com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Juan Lambert dos Santos, visitando as dependências do Centro de Especialidades Médicas Madre Teresa de Calcutá.

Aurimar Mansano, Presidente da CAR e Agostinho Lobo de Oliveira (Lobinho), relator, conversaram com as pessoas que aguardavam atendimento e também com profissionais que trabalham no local. Reclamações e elogios foram feitos aos Vereadores.

Os Parlamentares e o Secretário de Saúde tentaram já no momento da visita resolver algumas questões passadas pelos munícipes ali presentes, como a demora no agendamento de consultas com médico hepatologista. No momento, Dr. Juan solicitou os documentos pessoais do paciente para verificar minuciosamente a situação.

Críticas foram feitas também ao atendimento. Logo, o Secretário informou sobre os procedimentos do UPA e solicitou maiores informações para que pudesse adotar as providências necessárias.

Um militar aposentado, residente do Massaguaçu, fez elogios a alguns profissionais da saúde, destacando o trabalho desenvolvido pela pediatra da Unidade Básica de Saúde do bairro. O munícipe, questionado sobre eventuais sugestões, disse que desejava ter aumento de visitas domiciliares das agentes comunitárias de saúde e a intensificação dos trabalhos de combate a dengue. Dr. Juan informou que os trabalhos da equipe de epidemiologia estão a todo vapor e que várias frentes de combate ao mosquito teriam sido abertas, inclusive com a aquisição de equipamentos novos como nebulizadores.

No local, Aurimar Mansano e Lobinho puderam conhecer todas as dependências do Centro de Especialidades Médicas e acompanhar o trabalho no CEAMI (Centro de Atendimento Materno Infantil), onde se reúnem grupos de gestantes e mães com filhos novos, com trabalho educativo e de incentivo ao aleitamento materno, entre outros.

Os Vereadores da Comissão de Saúde tiveram a oportunidade de também conhecer a sala de enfermagem e a sala de amamentação antes de irem para o Centro de Reabilitação. A estrutura do local chamou a atenção dos Parlamentares.

A visita foi iniciada pela sala de fisioterapia. Foi informado que 16 fisioterapeutas trabalham em diversos setores no local, como: hidroterapia; psicomotricidade, salas de turbilhão, recentemente inaugurada, dentre outros.

Os pacientes fizeram elogios. Um deles, que exaltou os profissionais, queixou-se da falta de horários para a realização de hidroterapia, pela falta de fisioterapeutas na rede.

O setor de neurologia infantil também teve a visita dos Vereadores, que conversaram com as servidoras que estavam no local.

Na visita, o Presidente da CAR convidou os munícipes e o Secretário, Dr. Juan, para a audiência pública da comissão, na Câmara Municipal, no próximo dia 17, que terá como tema o combate ao aedes aegypti.

“Foi uma visita proveitosa, onde entrevistamos vários munícipes que puderam dar sua opinião em relação a área da saúde em Caraguatatuba. Fiquei contente com a presença do Secretário, Dr. Juan, que muito atencioso e prestativo tentou resolver algumas questões na mesma hora, mostrando ser um profissional de alto nível, preocupado em trazer melhorias para a saúde”, disse Aurimar Mansano.