23/03/2022 - Caraguatatuba retoma projeto Câmara Jovem voltado para estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II

A Câmara Municipal de Caraguatatuba retoma o  Programa Câmara Jovem, destinado a alunos da rede pública e privada do ensino fundamental II (6º ao 9º ano), após dois anos de paralisação em virtude da pandemia da COVID-19. Os interessados em participar devem procurar a direção da unidade escolar para verificar as regras do edital de inscrições.

O grande objetivo do Câmara Jovem, instituído pelo programa Jovem Legislador, é desenvolver lições de cidadania e democracia por meio da vivência do processo democrático mediante a participação em jornadas de atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

“Para nós o Câmara Jovem é um espaço de diálogo importante entre os jovens estudantes e os vereadores, pois, há uma riqueza de ferramentas de aprendizados para os jovens e uma troca de experiências para nós vereadores. O olhar juvenil sobre os diversos aspectos de nossa sociedade é muito importante para o aprimoramento dos trabalhos legislativos e construção de uma sociedade melhor”, enfatizou o presidente da Câmara de Caraguatatuba Tato Aguilar.

Na prática, alicerçado na autonomia e no protagonismo dos jovens Vereadores – que foram eleitos dentro de suas unidades escolares – é permitido a eles a elaboração de proposituras legislativas no sentido de ofertarem soluções para problemas identificados em seu contexto social, cultural e econômico despertando o senso crítico dos jovens.

Segundo o coordenador do projeto e assessor jurídico legislativo da Câmara Municipal, Carlos Alberto Paulino Ferreira, há ainda a indicação de um professor orientador para apoiar ao jovem vereador durante os trabalhos desenvolvidos no Legislativo Municipal. “Queremos com a participação dos professores contribuir para a disseminação das práticas legislativas no ambiente escolar de modo a estimular novas participações com o aperfeiçoamento do programa”, destacou.

O presidente Tato Aguilar ressaltou  ainda a importância do conteúdo pedagógico. “Nossa equipe técnica oferece um processo de aprendizagem com conteúdo programático e pedagógico aos alunos”.