01/07/2013 - Comissão da Base de Gás vai a UTGCA

Criada por meio da resolução nº 171, de 13 de março de 2013, a comissão de assuntos relevantes da UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato) esteve na tarde desta quarta-feira, 19 de junho na Base de Gás.

O presidente da comissão Wenceslau de Souza Neto - Lelau e o membro Oswaldo Pimenta de Mello Neto – China, foram recebidos pelo gerente do ativo de processamento e movimentação de fluídos da Unidade da Bacia de Santos, Luis Antônio Delgado, que junto com Valmor Buss (gerente setorial de operações) e Marcos Vinicius Mello – gerente setorial de Meio Ambiente da Unidade da Bacia de Santos, apresentaram aos vereadores de Caraguatatuba um pouco do trabalho da Petrobras.

A forma com que funciona o tratamento de gás, desde o seu início também foi explanada aos parlamentares, que tiveram a oportunidade de tirar diversas dúvidas a respeito do trabalho realizado no município.

Questionamentos em relação ao número de trabalhadores da empresa na cidade foram levantados pelo vereador Lelau. Atualmente a Petrobras conta com 350 funcionários operando na cidade, somados os profissionais das terceirizadas, o número chega a aproximadamente 600 pessoas, sendo 70% funcionários de Caraguá e região.

O presidente da Comissão mostrou preocupação em relação a algum problema que a Base de Gás possa ter. De acordo com Lelau, se houver vazamento, os moradores dos bairros próximos precisam saber como se comportar.

“Fomos informados que já foi realizado uma série de treinamentos para os munícipes da região. Segundo eles, até o final do ano haverá um simulado nos bairros vizinhos. É muito importante preparar a comunidade para saber e estimular a participação em ações feitas pela Petrobras na questão de segurança”, disse o parlamentar, que foi informado que o gás tratado na Unidade não é tóxico.

O vereador China, que trabalha com esportes há muitos anos, não deixou de perguntar sobre o apoio na área. “Seria fantástico se tivéssemos um apoio social na área esportiva. Seria muito bem vindo para os moradores da nossa cidade”, comentou.

Os problemas enfrentados pelos pescadores e maricultores da cidade e do Litoral Norte devido o vazamento de óleo da Transpetro, em São Sebastião, foi levantado por Lelau e China.

“O transtorno está sendo terrível para os pescadores e maricultores, não podíamos deixar essa questão de lado. Soubemos que estudos estão sendo feitos e que logo apresentarão as informações colhidas”, falou Lelau. “Tem que resolver isso logo e não podemos deixar desamparados essas pessoas, que são gente de Caraguatatuba, que tem na pesca seu ganha pão. A Câmara e a Prefeitura estão fazendo sua parte, precisamos da sensibilidade da Petrobras e o quanto antes”, concluiu o vereador China.

Nas próximas semanas, a comissão de assuntos relevantes estará se reunindo e darão segmento ao trabalho.