01/10/2014 - Comissão de Saúde realiza audiência pública

Na noite da última segunda-feira (29) a Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba, presidida pelo Vereador Aurimar Mansano, tendo como relator o Vereador Agostinho Lobo de Oliveira e a participação do Vereador Petronilio Castilho dos Santos, realizou na sede do Poder Legislativo uma audiência pública como parte dos trabalhos realizados pela comissão que fiscaliza e busca soluções para o atendimento da saúde no município.

A audiência contou com a presença dos Vereadores da Comissão, do Vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato); do Vereador Francisco Carlos Marcelino (Carlinhos da Farmácia); da diretora administrativa da Casa de Saúde Stella Maris, Dra. Maria Izabel; da chefe do corpo de enfermagem Sra. Sandra; do Jornalista Cesar Jumana que vem acompanhando os trabalhos da comissão, da imprensa e munícipes.

A audiência que foi sugerida pelo Vereador Tato, faz parte dos trabalhos da comissão de Saúde que vem sistematicamente visitando as Unidades Básica de Saúde e objetivava levar à Secretária de Saúde, Maria de Fátima de Oliveira, os problemas encontrados, sugestões, bem como permitir que a comunidade e a imprensa pudessem questioná-la e à empresa gestora do sistema, Instituto Corpore, sobre os assuntos pertinentes a área.

O presidente da comissão, Aurimar Mansano classificou como completa falta de respeito ao poder Legislativo, a ausência da secretária de saúde, que foi pessoalmente convidada por ele e não compareceu, bem como nenhum representante da Corpore.

Mesmo sem a presença da secretária, o presidente deu segmento à audiência assegurando aos presentes que os questionamentos seriam enviados com o respectivo relatório da Comissão ao Prefeito Municipal e ao Ministério Público para as devidas providências.

Depois das manifestações dos Vereadores presentes e da população, o Vereador Aurimar explicou que já havia solicitado ao Tribunal de Contas do Estado parecer sobre o contrato firmado com a Corpore e manifestou sua preocupação, uma vez que inúmeros questionamentos apresentados faziam sérias denúncias sobre a quebra de contrato pela gestora, e a falta de fiscalização pelo município.

Ainda durante as manifestações a presença e comentários do Médico Créssio Pereira, infectologista, funcionário do Ministério da Saúde, serviu para esclarecer muitos pontos nebulosos sobre a assistência oferecida pelo SUS.

Outro destaque foi a participação da Dra. Maria Izabel, diretora da Casa de Saúde Stella Maris, que respondeu com presteza a todos os questionamentos a ela formulados e demonstrou ser profunda conhecedora da área da saúde.

Questionada, Maria Izabel descreveu os repasses de verba que recebe dos Governos Municipal, Estadual e Federal e ainda explicou que conta atualmente com 140 leitos no hospital, 7 leitos de UTI e 11 leitos de UTI Neo Natal e que precisaria ainda mais 140 leitos já que a Casa de Saúde Stella Maris é referência para vários municípios e deve atendê-los.

Ficou ainda definido pela Comissão o envio de uma recomendação ao Departamento de Trânsito Local, que tem multado através dos agentes de trânsito, os veículos que vindo da zona sul entram a esquerda no Hospital. A própria diretora relatou que já foi multada. “É um absurdo que não haja possibilidade dessa entrada já que o veículo pode estar trazendo uma emergência para o hospital e o retorno existente muito distante pode representar a vida para alguns pacientes.” disse o Presidente Aurimar.

Antes do encerramento da audiência, o Vereador Aurimar agradeceu a presença de todos e comunicou que assim que tiver resposta aos questionamentos irá encaminhá-los a todos que os fizeram.