21/03/2016 - Comissão de Saúde realizou audiência pública para tratar sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti

A Câmara Municipal de Caraguatatuba recebeu no último dia 17 a audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Relevantes da Saúde para tratar de assuntos relacionados ao combate do mosquito Aedes Aegypti.

O Vereador Aurimar Mansano, presidente da comissão, chefiou os trabalhos que teve a participação de servidores dos poderes público municipal e estadual, além de autoridades da área de educação, eclesiásticas e da sociedade civil organizada.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Juan Lambert dos Santos, esteve na audiência pública junto com a Secretária Adjunta, Luciana Fadel Locatelli. Estiveram presentes também o Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Módulo, Profº José Carlos Victorino; a coordenadora do curso de enfermagem, Profª Ana Flora Gobbo; o coordenador do programa de combate à dengue no município, Ricardo Fernandez; Padre Alessandro Henrique Coelho; os Ex-vereadores Madalena Fachini e Rodoaldo Graciano Fachini; a Secretária Adjunta da Secretaria de Serviços Públicos, Denise de Oliveira.

A Vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos secretariou a reunião, ao lado de Aurimar Mansano, que fez uma breve explanação dos trabalhos realizados pela comissão de saúde e ressaltou a importância desse encontro para tratar da qualidade de vida de todos os munícipes. Em seguida, passou à palavra as autoridades presentes na mesa, que puderam falar mais a respeito do assunto, citando as ações realizadas em Caraguatatuba para o combate as endemias, em especial a dengue.

Ricardo Fernandez, coordenador do programa de combate à dengue, revelou que há uma grande mobilização nacional envolvendo diferentes ministérios e órgãos do governo federal, em parceria com estados e municípios. A preocupação do momento é com casos de microcefalia, relacionados ao vírus Zika.

A conscientização da população foi destacada. De acordo com as autoridades, essa é a força mais importante, pois com o hábito de fiscalizar a própria casa, certamente estarão eliminando criadouros.

O Secretário de Saúde, Juan Lambert, elogiou os trabalhos da Secretaria de Zoonose. O município conseguiu diminuir expressivamente o número de casos de dengue neste período do ano. Ações promovidas junto ao Centro Universitário Módulo foram ressaltadas pelo Vereador e Presidente da CAR da Saúde, que foi elogiada pelo Pró-Reitor em resposta.

Após explanação das autoridades, Aurimar Mansano passou a palavra aos munícipes presentes que tiveram a oportunidade de se manifestarem com críticas e opiniões para melhorias e maior eficácia na luta de combate ao Aedes Aegypti.

O presidente da CAR da Saúde, Aurimar Mansano, antes de encerrar os trabalhos, agradeceu a presença de todos os participantes e disse estar satisfeito com os esclarecimentos, lembrando que a eliminação de criadouros do mosquito vai de encontro a ações de combate, mas, mais do que isso, uma mudança de hábito dos munícipes em esforçar-se a constante vigilância. “A comissão, com a realização da audiência pública, cumpriu o seu papel de se tornar um meio de interlocução entre o poder público, a sociedade civil organizada e a população do município em questões de extrema relevância”, disse.

Aurimar solicitou a todos que encaminhassem ao Poder Legislativo de Caraguatatuba reclamações, sugestões e projetos a serem viabilizados junto à comunidade.