06/05/2022 - Dia do Trabalhador é comemorado com moção em Caraguatatuba

A Câmara Municipal de Caraguatatuba nesta terça – feira (03), colocou para votação, a moção de congratulações aos trabalhadores, em comemoração ao “Dia do Trabalhador”, celebrado em 1º de Maio.

Um trecho da propositura diz que o Dia do trabalhador, originalmente chamado de “Dia do Trabalho”, é comemorado anualmente em 1º de maio, seja aqui no Brasil como em diversos outros países, que juntos, rememoram a luta da classe trabalhadora por melhores condições de trabalho, por direitos e por dignidade.

No Brasil, em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial, após a criação do decreto nº 4.859 do então presidente Arthur da Silva Bernardes, que estabeleceu esta data como feriado nacional, em homenagem aos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias. Porém, nas décadas de 1930 e 1940, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. O caráter de protesto da data foi deixado de lado, passando assumir um viés comemorativo. Vargas passou a chamar a data de “Dia do Trabalhador”.

O vereador Aurimar mansano com o objetivo de homenagear a todos os trabalhadores, principalmente os caiçaras, trouxe para discussão dos pares essa moção de congratulações de grande importância e obteve todos os votos favoráveis.