06/05/2022 - Diocese de Caraguatatuba teve moção dedicada ao seu 23º aniversário

Os parlamentares reunidos na 14ª Sessão Ordinária na Câmara Municipal de Caraguatatuba, realizada nesta terça – feira (03), fez valer a moção de congratulação do vereador Oswaldo Pimenta de Mello, China, à Diocese de Caraguatatuba, em comemoração ao seu 23º aniversário, a ser comemorado no dia 1º de maio.

“Sonho que se sonha só, é somente um sonho. Sonho que se sonha junto, pode se tornar realidade”. Foi assim que Dom David Picão, bispo da Diocese de Santos e Pe. Miguel Rosseto, Vigário Episcopal fizeram acontecer a Diocese de Caraguatatuba, contando com a força entusiasta do Pe. Nino Carta, de todo o clero presente e de todos os fiéis engajados. No dia 3 de março de 1999, às 12 horas em Roma – Itália, foi anunciada a criação da Diocese de Caraguatatuba, até então, Região Episcopal, vinculada a Diocese de Santos.

Em 1º de maio do mesmo ano, foi instalada e assumida pelo seu 1º bispo diocesano, assim nomeado pelo Santo Padre o Papa São João Paulo II para esta missão, o Exmo. Revmo. Dom Frei Fernando Mason. A Diocese começou a crescer em consciência e trabalho, valorizando momentos fortes de unidade como a Festa de Cristo Rei ao celebrar o encerramento do Ano Litúrgico e a Romaria diocesana a Aparecida e ao Seminário Diocesano em Taubaté. Ampliou o número de paróquias e de padres no serviço às comunidades. No dia 19 de junho de 2013 foi nomeado Bispo da Diocese de Caraguatatuba Dom José Carlos Chacorowski, acolhido na Diocese em 17 de agosto de 2013. Diz um trecho da justificativa.

O vereador China, autor da moção, afirmou que: “A partir do momento que a Catedral vem para Caraguatatuba, o ganho na espiritualidade, o sopro do Divino Espirito Santo abençoando a quem procura a paz interior e Deus com sua sabedoria eterna, abençoando todos e abençoando todos nós caiçaras’’.