11/05/2022 - Empresários de Caraguatatuba recebem o título de cidadão caraguatatubense

A Câmara Municipal de Caraguatatuba concedeu duas importantes honrarias em sessões solenes realizadas nos últimos dias. No último dia 28, José Gomes da Silva (Zequinha do Quiosque) recebeu o título de Cidadão Caraguatatubense. Nesta segunda-feira foi a vez de Huellinton José da Conceição receber a homenagem.

As solenidades foram marcadas pela presença de vereadores, representantes do Poder Executivo Municipal e de familiares dos homenageados. Ambas as sessões emocionaram a todos os presentes.

Zequinha do Quiosque teve o título concedido pelo Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar). A vereadora Vera Lúcia de Moraes (Vera Morais) foi autora do decreto que concedeu a honraria a Huellinton.

JOSÉ GOMES DA SILVA

Nascido em Pau Brasil e registrado em Canavieiras, estado da Bahia José Gomes da Silva, o Zequinha do Quiosque, é o terceiro de oito filhos do casal Maria Soares da Silva e Manoel Gomes Oliveira. Em 1969 constituiu sua própria família casando-se com Nair e desta união nasceram ainda, no estado da Bahia, seus três primeiros filhos.

Com o desejo de dar uma vida diferente para a família, em 1973 aceitou o convite do cunhado para vir para o estado de São Paulo, fixando residência na cidade de Guarujá. Anos depois resolveram vir para Caraguatatuba, cidade que estava renascendo depois de uma catástrofe ainda recente na memória dos moradores. Zequinha com sua visão empreendedora vislumbrou um futuro promissor na cidade que se reconstruía, e iniciou suas atividades de pequeno comerciante na Praia Martim de Sá, com uma banca vendendo caipirinha e milho verde cozido. Com muito esforço e trabalho árduo, a banca do lugar a um carrinho de milho verde que por sua vez, em 1975, foi substituído por seu primeiro trailer. Neste ano nasce seu quarto filho.

Em 1981 nasce seu quinto filho em 1982 seu sexto e último filho. Enquanto isso Caraguatatuba continuava em crescimento e a Prefeitura Municipal autorizou a construção de quiosques para apoio ao turismo na orla da praia. No final do ano de 1991 foi inaugurado o quiosque do Zequinha no ponto 14 da Praia Martim de Sá, e desde então ele mantém o negócio em pleno funcionamento o ano inteiro e conta com apoio direto de sua esposa e de seus três dos seis filhos.

Zequinha e seu empreendimento atualmente geram 20 empregos diretos na alta temporada, contribuindo para o desenvolvimento do setor turístico da cidade o qual é uma das suas principais fontes da economia do município. Humilde, sabedor de seus deveres, excelente pai e tutor de seus irmãos, Zequinha conquistou a todos que o conheceram. As famílias que ajudou e ainda ajuda nesses anos em que mora em nossa cidade o considera um herói.

HUELINTON JOSÉ DA CONCEIÇÃO

Natural de São Gabriel da Palha, no interior do Espirito Santo, Huelinton José da Conceição, deixou a sua cidade natal aos 18 anos de idade em cima de um caminhão de mudança junto com a esposa Suzu e seus dois filhos,  Thalles e Marco Antonio, o mais novo com três anos de vida.

Aqui, por muito tempo moraram de caseiros, mas com muito trabalho e muita força de vontade Huelinton conseguiu comprar o seu primeiro barzinho, na Alameda dos Ipês. Depois mudou para um ponto um pouco maior, na Praça dos Expedicionários, onde surgiu o Bonito’s Bar, com seu tão famoso frango frito.

O lugar ficou pequeno para atender a todos os clientes, que aumentava a cada dia, e o Bonito’s Bar mudou para outra esquina, com instalações mais amplas e confortáveis, batendo recorde de vendas, mais de 5 toneladas de frango frito ao mês, tudo isso graças ao trabalho e esforço do casal Suzy e Huelinton, que já se consideram caraguatatubense por opção.

Anos mais tarde resolveram ter uma rotina menos cansativa e optaram por um novo desafio, entrar no ramo da marcenaria, foi então que viraram proprietários da Kazabella Marcenaria.

Com os filhos já adultos, formados e o amplo conhecimento em bares e restaurantes, o casal adquiriu mais um empreendimento, assumindo então um quiosque, que funciona até os dias de hoje: “Ô Madalena’’ situado na praia do centro, atrás do parque Trombini, mais um empreendimento de sucesso da família empreendedora.

Há muitos anos nesse ramo de bares e restaurantes, A família decidiu voltar com um novo bar, o famoso ‘’O Quintal Espaço da Família’’. E esse casal arrojado, otimista e destemido do trabalho, não pararam por aí, inauguraram a poucos meses o Ravi Mercado, que já vem conquistando a clientela dia após dia, sempre com bom atendimento, simpatia e qualidade.

Servindo de exemplo que com trabalho e força de vontade todos conseguem vencer, superando os obstáculos, Huelinton José da Conceição junto com sua família ajudam no desenvolvimento da cidade, contribuindo com a geração de empregos.