03/09/2014 - Estrutura da UBS do Porto Novo é alvo de críticas de munícipes a Comissão de Saúde

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Caraguatatuba representada pelos vereadores Aurimar Mansano, Agostinho Lobo de Oliveira (Lobinho) e Petronilio Castilho dos Santos (Loro Castilho) esteve na tarde da última quarta-feira na unidade básica de saúde do bairro Porto Novo, região Sul de Caraguatatuba. Até o momento esta foi a UBS mais criticada por munícipes.
Inicialmente os vereadores tiveram dificuldade em encontrar um local para ouvir a população dentro da unidade, pois havia um forte cheiro de esgoto que emanava de dois banheiros já interditados, um deles a menos de cinco metros da porta do centro cirúrgico. Percebendo a gravidade do problema de imediato o Vereador Aurimar solicitou a presença da Vigilância Sanitária, pois a comissão temia pela saúde dos usuários daquela unidade. Segundo informações que colheu no local há meses perdura esta situação.
“É um absurdo ao lado do centro cirúrgico vir um cheiro tão desagradável como o que sentimos aqui. Praticamente todos os banheiros da UBS tinham esse odor horrível”, comentou. A má condição do prédio que abriga a unidade básica de saúde foi o maior alvo das reclamações ouvidas pela comissão, que também detectou a falta de profissionais na unidade, sendo justificado que alguns estavam em curso.
De acordo com os munícipes entrevistados pelos vereadores, faltam agentes de saúde em determinadas micro regiões, médicos clínico geral e pediatras no posto de saúde do Porto Novo.
“Ao contrário de outras UBS, aqui no Porto Novo encontramos muitos problemas e reclamações. Estamos fazendo um relatório da visita e iremos cobrar medidas por parte da secretária de saúde e do prefeito municipal. Acredito que muitos dos problemas ele não tem conhecimento e tomará as medidas necessárias”, falou Aurimar.

Outro agravante detectado no local foi o aparelho de ultrassom que há mais dois anos e meio encontra-se parado por falta de operador, não tendo sido usado até hoje.
Na sala de inalação outro grave problema, o teto e as paredes da sala estavam cobertas por fundo proveniente de umidade do telhado e não existem janelas no recinto. Um novo equipamento de ar condicionado encontra-se no chão da unidade e não pode ser instalado por não ter fornecimento de energia suficiente.
Inúmeras reclamações foram relatadas aos vereadores e que inspiram cuidados, como por exemplo, um paciente que demorou um ano para passar pelo médico que solicitou uma Cintilografia cardíaca, mais um ano e meio para realizar o exame e agora tentava a meses agendar o cardiologista para apresentar o exame mas sem sucesso. O único aspecto positivo é que o telhado de toda a UBS já foi refeito.
Segundo Aurimar todos os problemas constatados serão incluídos no relatório da comissão e enviados as autoridades competentes.
No início do mês, a Comissão de Saúde esteve visitando a Casa de Saúde Stella Maris e conversou com a atual diretora, Maria Isabel Rodrigues, que assumiu recentemente a parte administrativa. Trata-se de uma técnica com larga experiência em administração hospitalar sendo, 14 anos na Europa e 15 anos no Brasil. Simpática, atenciosa e demonstrando grande conhecimento na área a técnica explicou as mudanças que estão ocorrendo no Hospital que apesar de pertencer as irmãs terá a frente uma equipe especializada na sua gestão.
A Comissão também pode visitar a nova ala hospitalar que é muito bem equipada e foi recentemente reformada pela prefeitura. O Pronto Socorro já está completamente desativado e deverá sofrer uma reforma completa nos próximos meses.
As UBS do Massaguaçu, Tinga e Jaraguazinho já receberam a visita dos vereadores que compõem a comissão de assuntos relevantes da saúde. Na unidade da região Norte foram encontrados medicamentos vencidos. A comissão, por meio do seu presidente, Aurimar Mansano, esteve também presente em reuniões que ajudaram na conciliação da prefeitura com a Santa Casa.