05/07/2023 - Estudantes da E.E. Alcides de Castro Galvão participam do programa Visita Monitorada na sede do legislativo

Um grupo de 10 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, do bairro Ipiranga, participou de uma visita monitorada no plenário do legislativo acompanhados de sua professora.

O presidente da Câmara e vereador Tato Aguilar e o assessor jurídico legislativo da casa e coordenador geral do Programa Câmara Jovem, Carlos Alberto Paulino Ferreira, conduziram o encontro, onde puderam explicar sobre as leis de funcionamento da Câmara Municipal, as funções de um vereador, questões relativas à democracia e a cidadania, o caminho percorrido pela lei até ser discutida e aprovada no plenário, as sessões ordinárias que ocorrem semanalmente e ainda sobre a quinta edição do Programa Câmara Jovem que vem sendo desenvolvido com os estudantes da rede municipal e particular de ensino.

“É extremamente importante que todos vocês tenham conhecimentos políticos para que possam exercer e contribuir como cidadãos de direito. Quando se tem direitos políticos, passamos a participar e defender os interesses da sociedade em que estamos inseridos”, orientou o assessor jurídico Carlos Alberto aos alunos.

O presidente da Câmara, Tato Aguilar, aconselhou os estudantes durante a visita: “A minha missão enquanto vereador e presidente da Câmara é incentivar e compartilhar meus conhecimentos com vocês, jovens, para que possam seguir e lutar por seus objetivos. O vereador deve trabalhar sempre em prol do desenvolvimento da cidade e dos direitos dos munícipes, realizando projetos que possam beneficiar a todos”, frisou.

Ao final do encontro, a professora Andressa agradeceu e parabenizou o trabalho que a Câmara Municipal vem desenvolvendo com os estudantes: “Devemos compreender a importância do poder legislativo para auxiliar na conscientização e formação da cidadania de nossos jovens”, destacou.