01/03/2024 - Estudantes do Colégio Tableau participam do programa Visita Monitorada na Câmara Municipal

Um grupo de 8 estudantes do 3º ano do ensino médio do Colégio Tableau de Caraguatatuba realizou uma visita monitorada ao plenário do legislativo acompanhados de seu professor na tarde da última quinta-feira (29).

O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara e vereador Tato Aguilar e pelo assessor jurídico legislativo da casa e coordenador geral do Programa Câmara Jovem, Carlos Alberto Paulino Ferreira. Na oportunidade, foi explicado aos estudantes sobre as principais funções de um vereador, o funcionamento da casa e sobre as sessões ordinárias que ocorrem semanalmente na Câmara Municipal, além de temas referentes a origem, definição e formação da política e a importância da cidadania e democracia em nossa sociedade.

Para o assessor jurídico, Dr. Carlos Alberto, é fundamental estabelecer uma relação de comunicação com a juventude para dialogar sobre política. “As ideias que partem de vocês são muito importantes. Exemplo disso é o projeto de lei criado por um ex jovem vereador titular da quinta edição do Programa Câmara Jovem que trabalhava políticas de inclusão dentro de sua unidade escolar”, comentou.

O presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar explicou aos jovens sobre a importância do respeito às leis e funções que os vereadores devem exercer dentro do plenário. “Nós, vereadores, devemos estar sempre próximos da população para ouvir suas reivindicações e a Câmara Municipal é o local mais adequado para a contestação e discussão dessas proposituras. Os três principais pilares de um vereador são: fiscalização dos trabalhos do executivo, elaborar e votar bons projetos de lei e defender os interesses dos munícipes”, destacou.

Os estudantes tiveram a oportunidade de realizar perguntas sobre o funcionamento da Câmara Municipal, além da criação e discussão de projetos de lei e o caminho percorrido até sua aprovação. “Nós representamos o futuro de nossa cidade, então é muito gratificante ouvir as experiências de nossos colegas que já vivenciaram este momento e também por saber que Caraguatatuba é uma referência no legislativo”, afirmou a estudante Daniela.

O Professor Giovani agradeceu ao presidente da Câmara, Tato Aguilar e aos vereadores pela oportunidade e demais esclarecimentos. “Muito importante a promoção da educação e cidadania na vida de nossos jovens”.

Ao final do encontro, os estudantes receberam um kit contendo uma edição do livro “Memória Viva: Câmara Municipal de Caraguatatuba, um exemplar da revista do Programa Câmara Jovem 2023 e uma cartilha cidadã.