00/00/0000 - Frepap elege representantes para Conselho da Região Metropolitana

Em reunião realizada na última quarta-feira, 17 de abril, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, o Presidente da Casa, José Mendes de Souza Neto (Neto Bota), foi eleito pelos Vereadores que integram a Frente Parlamentar Paulista do Litoral Norte, para representar a região no conselho diretor da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral.

“É uma responsabilidade muito grande, pois estarei representando várias cidades da nossa região e muitos Parlamentar, que assim como eu, desejam ver o desenvolvimento do Litoral Norte. Com certeza não pensarei apenas no meu município, vou dar o melhor de mim pela nossa região”, disse Neto Bota.

No encontro foram definidos também os diretores regionais e as comissões de trabalho para atuação da Frepap nesse biênio. Além do atual Presidente do Legislativo de Caraguá, o Vereador Wenceslau de Souza Neto (Lelau) faz parte da comissão, como diretor.
As Comissões de Trabalho da Frepap têm o objetivo de levantar o diagnóstico dos problemas pertinentes ao tema nas cidades integrantes da Frente, destacando problemas comuns e apresentando possíveis soluções.
A que trata da Saúde ficou com o vereador Carlinhos da Farmácia, de Caraguá. Saneamento Básico é a comissão que ficará sob a responsabilidade de Adilton Ribeiro, de Ilhabela. Transporte e Segurança ficaram respectivamente com as cidades de Bertioga e Ubatuba e a de Resíduos Sólidos (Lixo) ficou com o sebastianense Jair Pires.
A novidade foi a criação da Comissão de Educação, que ficou sob a responsabilidade do vereador Prof. Gleivison Gaspar, de São Sebastião.
Além das comissões permanentes, a Frente Parlamentar deve criar grupos provisórios para acompanhar de perto questões emergenciais como a situação do vazamento de óleo no Canal de São Sebastião, a partilha dos royalties e as obras de duplicação da Rodovia dos Tamoios e Contornos Norte e Sul.
Vilma Teixeira de Oliveira Santos, Vereadora de Caraguá e Reinaldo Filho, o Reinaldinho, de São Sebastião, defenderam o empenho dos Parlamentares para não deixar que os trabalhos da Frente percam força. “Sabemos dos grandes desafios que temos pela frente, mas acredito que esse grupo está unido num consenso, vamos nos fortalecer, pois ganhamos respeito, mas temos que explorar mais”, avaliou Vilma. “
Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) não se vinculou a nenhuma Comissão, mas colocou-se à disposição para ajudar no que for preciso. “Prefiro ficar mais solto, como um curinga, para trabalhar junto a todos os grupos de trabalho que precisarem de uma força extra”, declarou.
A próxima reunião ordinária da Frepap-LN está marcada para dia 15 de maio (quarta-feira), às 15h na Câmara de Ilhabela e deve contar com a presença do consultor de royalties da Amprogás (Associação dos Municípios Produtores de Gás e Petróleo da Bacia de Santos), Luizinho Faria, para atualizar os parlamentares acerca das ações para impedir a nova partilha dos royalties.