17/09/2015 - Frepap se reúne em Caraguá

A reunião da Frente Parlamentar do Litoral Norte (Frepap-LN) foi realizada na tarde de quarta-feira (16), na Câmara de Caraguatatuba, com objetivo de discutir o planejamento do turismo para a próxima temporada de verão. Os vereadores pretendem se mobilizar para buscar as verbas para o setor por meio de convênios e repasses federais.

O secretário de Turismo de Caraguatatuba, Cristian Oliveira de Souza, contou sobre os projetos da sua pasta como a Orla do Massaguaçu, que inclui a construção de passeio para pedestre, ciclovia, bolsões para estacionamento, deck de madeira e ainda canteiros de proteção com paisagismo e a construção da Passarela Ecológica Camaroeiro, que vai interligar a costeira entre as praias do Camaroeiro, Pedra da Freira e a Prainha.

"Cidade boa para se morar é cidade boa para visitar", disse o secretário citando diversos investimentos que foram feitos na área de iluminação pública e saneamento básico, visando garantir mais segurança e saúde à população.

O secretário explicou que os quatros municípios enfrentam dificuldades para obterem as verbas através do Siconv ( Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal).

Apesar dos projetos terem sido aprovados, as verbas não estão sendo repassadas aos municípios e o secretário acredita que, com a crise política e financeira na espera federal, a dificuldade para liberar os recursos ficará ainda maior.

"Somos cidades vizinhas e estamos enfrentando as mesmas dificuldades para liberar os recursos do Siconv. Caraguatatuba não enfrenta dificuldade para manter os projetos devido ao bom planejamento econômico feito pelo Governo Municipal, mas a liberação dos recursos do Siconv é importante e ajudará muito", disse o secretário de Turismo de Caraguá, Cristian Oliveira de Souza.

Com base nesta informação, a Frepap- LN vai buscar o apoio dos deputados para solicitar a liberação dos recursos do Siconv para os projetos que visam fomentar o turismo na região.

Durante o encontro, o secretário de Caraguatatuba, Cristian Oliveira de Souza, explicou que já existe uma parceria entre os municípios para fomentar o turismo o ano todo na região, inclusive com participações em feiras de Turismo, que tem o objetivo de divulgar a região do Litoral Norte e não apenas uma cidade ou outra.

A próxima feira de turismo que os municípios participarão juntos será na Argentina, segundo o secretário. De acordo com o presidente da Frente Parlamentar e vereador de São Sebastião, Marcos Tenório, a iniciativa de participar de Feiras de Turismo levando o nome do Litoral Norte para outros países vai atrair os turistas para a região durante outras épocas do ano.

"Eu parabenizo a iniciativa das Secretarias de Turismo porque é preciso pensar no Litoral Norte de forma regional, considerando não apenas as características de cada cidade, mas o potencial que pode atingir com relação ao turismo se conseguirem fazer um planejamento e trabalharem juntas durante o ano inteiro", disse.

A ata da reunião será enviada para conhecimento dos secretários municipais junto com a solicitação para que encaminhem a programação de eventos de Verão à Frepap- LN.

Quando obtiver essas informações, a Frente Parlamentar vai encaminhá-las por meio de um relatório para todas as Câmaras Municipais, com o objetivo de dar ciência dos fatos aos parlamentares.

"É fundamental que os vereadores saibam o que está sendo planejado para o Verão porque é a temporada mais aguardada do ano pelos moradores e, principalmente, pelos comerciantes que sobrevivem do turismo e precisam programar os seus investimentos", disse o presidente Marcos Tenório.

A vice- presidente da Frepap- LN e vereadora de Caraguatatuba, Vilma Teixeira de Oliveira, parabenizou a administração do seu município pelos projetos voltados ao turismo, sendo um deles o turismo religioso. "Somos uma gota no oceano e cada um deve fazer a sua parte", disse.

A próxima reunião da Frepap- LN foi agenda para o dia 21 de outubro, na Câmara de Ubatuba, às 15h00. O tema sugerido pela vereadora Vilma Teixeira de Oliveira Santos será a criação de uma casa acolhedora para receber as mulheres vitimizadas.