22/08/2016 - José Maria da Silva recebe o título de Cidadão Caraguatatubense

Na noite da última sexta-feira, a Câmara Municipal de Caraguatatuba concedeu o título de Cidadão Caraguatatubense ao Senhor José Maria Silva, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo 313, de 29 de junho de 2016, de autoria do Vereador Suplente Eugênio de Campos Junior, que fez a entrega da honraria.

Natural de Resende, no Rio de Janeiro, José Maria da Silva é subtenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde ingressou em 27 de maio de 1988.

O novo cidadão caraguatatubense chegou a Caraguá aos 11 anos e passou a ajudar seu pai nas atividades comerciais. Sua escola de formação de soldados foi realizada em Registro -SP. Posteriormente, serviu em várias unidades na cidade de São Paulo tais como, trânsito, diretoria de sistemas, diretoria de logística e motomecanização.

Em 1997 passou a trabalhar em Caraguatatuba, no Policiamento Ambiental, com o objetivo de desenvolver um sistema informatizado de controle das atividades do policiamento ambiental. Deste serviço nasceu o Sistema de Administração Ambiental.

A partir do ano 2000, o sistema desenvolvido pelo subtenente Silva foi implantado em todo o Estado de São Paulo. Atualmente esse sistema, concebido em Caraguatatuba, leva o nome desta cidade a todos os demais sistemas de controle ambiental do país sendo amplamente utilizado e reconhecido pela Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.
José Maria também desenvolve atividades sociais e é o primeiro Secretário do Clube Atlético Fortaleza, por meio do qual são desenvolvidas várias ações sociais, especialmente voltadas as crianças da região Sul de Caraguatatuba.

O subtenente é casado desde 1992 com a Adriana Brito Silva, com a qual possui dois filhos: Victor, que é Catete do Exército Brasileiro e Thays Brito Silva, que está cursando o 3º ano de Medicina na UNITAU.