26/08/2022 - Jovens vereadores aprovam proposituras durante 2ª sessão ordinária da Câmara Jovem

Com ampla participação dos jovens vereadores que integram a 4ª edição do programa Câmara Jovem foram aprovadas, nesta quinta-feira(25),três proposituras voltadas para a efetivação de direitos fundamentais a cultura, saúde e educação digital.

Entre elas, a indicação de autoria do jovens vereador Miguel Santos Gomes que solicita a disponibilização de cursos de informática aos alunos do Ensino Fundamental II da rede municipal de ensino.

Também foram discutidos dois projetos de lei, o Projeto de Lei nº 04/22 de autoria do jovem vereador Caio Henrique Bezerra, aluno da Escola Municipal Euclydes Ferreira. A proposta para instituir no calendário oficial do município de Caraguatatuba o Dia da Cultura Caiçara, após acaloradas discussões, foi aprovada por unanimidade pelos jovens vereadores.

Para Caio, a implementação de uma data como esta é muito importante para o desenvolvimento de políticas públicas no setor de cultura. “Acho muito importante termos uma data voltada para o tema onde poderão ser realizadas palestras, apresentações e outras atividades voltadas para a cultura do Caiçara”, explicou.

O segundo projeto de lei, também aprovado por unanimidade, foi o 05/22 de autoria do Jovem Vereador Renan Siebra Braz, da Escola Municipal Luiz Silvar do Prado, que institui no calendário oficial do município o mês da saúde e bem estar físico e psicológico na adolescência, a ser comemorado todo mês de setembro.

Em sua justificativa, o autor do projeto, reforça a importância de promover ações para o fortalecimento da inteligência emocional nos alunos do município. “Queremos com este projeto criar um mês de reflexão sobre a importância da valorização da vida e, os cuidados físicos e psicológicos necessários para que isso aconteça”, frisou o jovem vereador.

O presidente da Câmara, vereador Tato Aguilar, parabenizou aos jovens vereadores pelo engajamento com os temas abordados durante a sessão. “Só temos de parabenizar pelos importantes projetos apresentados nesta manhã por nossos jovens vereadores e dizer que este é o principal objetivo do Câmara Jovem provocar estas discussões e a elaboração de ideias que possam melhorar a vida das pessoas. E já posso deixar registrado que transformarei esta proposta em Projeto de Lei para leva-la ao plenário para discussão e deliberação com os vereadores”, destacou Tato Aguilar.

Na avaliação do coordenador do programa Câmara Jovem, o professor e assessor jurídico legislativo Carlos Alberto Paulino Ferreira, os jovens vereadores da edição 2022 estão preparados. “Ficamos muito felizes em ver a desenvoltura destes jovens vereadores, nesta simulação realística de atividades parlamentares o que permite afirmar e entender que o caminho para a cidadania começa com a educação e estes exercícios feitos aqui com a apresentação de propostas e projetos tendem a marcar a vida deles e  certamente poderão impactar no futuro de nossa cidade”, finalizou Carlos Alberto.