28/03/2018 - Jovens Vereadores realizam última sessão

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 28 de março, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, a última sessão ordinária da primeira legislatura do Programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara.

Foram realizadas seis sessões, além de reuniões dos Jovens Vereadores com servidores da Câmara Municipal e com o Presidente Tato Aguilar. Todos os projetos e requerimentos discutidos em plenário serão encaminhados ao Prefeito Aguilar Junior.

Nesse último encontro, os estudantes parlamentares aprovaram o requerimento 04/2018, do Jovem Vereador Matheus Silva Porto, que requer do Poder Executivo informações sobre o Calendário de Atividades do Programa Multiação, desenvolvido pela Prefeitura que tem como objetivo aproximar os cidadãos do Governo Municipal, por meio de atendimentos dentro dos bairros.

A Jovem Vereadora Evelyn Lopes Gomes teve aprovado o projeto de lei 03/2018, que dispõe sobre a criação do Dia de Brincadeiras Antigas para Crianças da Rede Municipal de Ensino e dá outras providências. A propositura foi elaborada com o intuito de promover e estimular brincadeiras de antigamente, como: amarelinha, pular elástico, bolinha de gude, pião, dança da cadeira, entre outras.

De acordo com o projeto, as escolas deverão se organizar, promovendo atividades diversificadas como maneira de atingir o objetivo da lei.

Os Jovens Vereadores ainda fizeram uso da tribuna e aproveitaram para se despedir da função e falar do aprendizado adquirido durante a Câmara Jovem. No final, os estudantes e orientadores receberam um certificado de conclusão do programa.

Já está acontecendo às escolhas nas escolas para a segunda turma que integrará a segunda legislatura do Programa Jovem Legislador. Foram convidadas as instituições de ensino municipais, estaduais e particulares. A solenidade de diplomação e posse está marcada para o dia 18 de abril, na Câmara Municipal, como parte das comemorações do aniversário do município.

A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos. O objetivo do programa é oferecer aos estudantes do município, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar.

As proposituras aprovadas pelo programa e maiores informações podem ser encontradas no site: http://camarajovemcaraguatatuba.sp.gov.br.