25/10/2021 - Lutador Pablo Eduardo é homenageado pelo Legislativo

A Câmara Municipal apresentou nesta terça-feira uma Moção de Congratulação ao atleta Pablo Eduardo Mesquita da Silva, pela vitória conquistada no evento MMA Brazil Tour International, ocorrido em 16 de outubro.

A moção de autoria do Vereador e Presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, foi aprovada por unanimidade, contando com diversos elogios ao homenageado.

Pablo Eduardo Mesquita da Silva tem 28 anos e iniciou no jiu-jitsu com 7 anos de idade, onde ia, junto com seu irmão Murilo. Nesta época, seu tio Ulrico Júnior, que treinava com o professor Juliano Mamute, os levava para treinar e os incentivava ao esporte. Ulrico, que vinha se destacando e crescendo no esporte, percebeu em Pablo Eduardo um talento muito grande e decidiu começar a dar aula e depositar toda sua confiança em Pablo.

Como Pablo demonstrou compromisso com o esporte, Ulrico decidiu deixar de competir para pagar as competições de Pablo, que sabendo aproveitar a oportunidade, se destacou e conquistou vários títulos, desde a faixa amarela. Em 2017 Pablo foi diagnosticado com câncer no intestino, dando início aos tratamentos de quimioterapia e radioterapia, passando por duas cirurgias e por este motivo, deixou o esporte por um longo tempo. Desta época, Pablo lembra que a médica que o tratava disse que ele só seria capaz de praticar pequenas caminhadas.

Pablo não se intimidou com a doença. Venceu esta luta e, depois de um longo tempo parado, reiniciou seus treinos. Foram oito meses treinando para que estivesse pronto para o combate contra Edilson Pará, no evento MMA Brazil Tour International, ocorrido em 16 de outubro.

“A vitória foi muito legal e bonita, mas o ápice mesmo foi quando ele dedicou a vitória a saúde dele, ele falou na entrevista que a vitória foi quando ele venceu o câncer e mal podia andar e oito meses depois foi ovacionado pela população de Caraguatatuba gritando o nome dele”, destacou o Vereador e Presidente da Câmara Municipal Tato Aguilar