04/11/2015 - Marcus Gomes receberá título de cidadão caraguatatubense

Acontece nesta sexta-feira, às 19h, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, sessão solene para entrega do título de cidadão caraguatatubense ao Sr. Marcus da Costa Nunes Gomes, pelos relevantes serviços prestados ao município. A homenagem se dá por meio do decreto legislativo 266, de 12 de dezembro de 2014, de autoria do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau.

Nascido no dia 25 de março de 1979, em Brasília - Distrito Federal, filho de Orlando José Nunes Gomes e Sebastiana Nercina da Costa Nunes Gomes (in memorian), o novo cidadão caraguatatubense têm duas irmãs: Dênia da Costa Nunes Gomes e Simone da Costa Nunes Gomes.

Em 1982 a família se mudou para a cidade de Jacareí em busca de novas oportunidades de trabalho, e Marcus desde muito cedo ajudava seu pai na banca de jornais e revistas. Posteriormente fixaram residência na cidade de Lorena, onde seu pai abriu seu próprio negócio no comércio local e sua mãe lecionava nas redes públicas de ensino de Guaratinguetá e de Lorena. Ele estudava e ajudava na função de balconista na padaria de um amigo da família.

Marcus concluiu o 1º Grau em 1994 na escola E.E.P.S.G. “Professor Arnolfo Azevedo”, no ano de 1995 e após aprovação em 1º lugar no vestibulinho da ETEC do Centro Paula Souza, unidade Lorena, iniciou o 2º grau e o Curso Técnico em Segurança do Trabalho na ETEC “Alfredo de Barros Santos”, em Guaratinguetá. Formou-se em 1998 e em 1999 fez estágio na UNESP, campus Guaratinguetá, na área de Segurança do Trabalho.

Após o estágio na UNESP, foi contratado pela empresa FIRE SERVICES onde além de ser responsável pela parte administrativa da empresa, também ministrava cursos de brigada de incêndio e inspeções em empresas de todo o Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Sua história com Caraguatatuba começou nos passeios de férias com toda a família para curtirem momentos agradáveis belas praias, sendo que as visitas se tornaram constantes.

Cursou Administração Pública nas Faculdades Salesianas. Em novembro de 2003, mudou-se para Caraguatatuba após ser aprovado em concurso público da Prefeitura Municipal em 1º lugar para o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho.
Marcus teve uma união com Eleonora Carmelita Viana por doze anos e fruto desse relacionamento nasceu seu grande amor, a filha Letícia Viana Costa Gomes.

Assumiu o cargo no dia 24/11/2003, prestando seus serviços na Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho (DMST) da Secretaria Municipal de Administração.

Em 2004, assumiu interinamente a Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho, e em janeiro de 2005 assumiu efetivamente a Diretoria até 2008. Formou-se em Gestão Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul – Módulo Caraguatatuba.

Marcus literalmente vestiu a camisa em luta pela classe dos servidores públicos, foi Presidente da ASCAFF – Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Autarquias e Fundações de Caraguatatuba de 2005 à 2009, onde obteve diversas conquistas.

“Sua trajetória no serviço público municipal é marcante pelo seu comprometimento, respeito pelo servidor público e a paixão pela profissão”, falou Pedro Ivo, autor da homenagem.

Marcus presidiu o Conselho Municipal de Saúde – COMUS de 2005 à 2009, desenvolveu a função de Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Caraguatatuba nos anos 2007 e 2008, Membro da Comissão Municipal de Trabalho e Emprego em 2007 e 2008 e Membro do Conselho Fiscal do Caraguaprev no biênio 2012/2013 e é atual presidente do Conselho Fiscal, biênio 2014/2015. Em ambas oportunidades foi eleito pelo voto dos servidores municipais.

Atualmente cursa Pós Graduação em Gerenciamento de Cidades pela Fundação Álvares Armando Penteado – FAAP. Marcus, Marcão ou BOB como é carinhosamente chamado pelos amigos tem como paixão estar na presença dos amigos e do Poker, inclusive representando o Município em campeonatos.

“Um servidor público de carreira, pessoa simples, com espírito de liderança e empreendedor mesmo em momentos difíceis como foi a perda recente de sua amada mãe em junho de 2013, nunca deixou se abater, sempre apoiado pelos amigos e com o compromisso na excelência da prestação de qualidade no serviço público. Uma homenagem mais do que merecida”, disse Pedro Ivo.