23/03/2022 - Moção pela passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down é aprovado

A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou nesta terça–feira (22) a moção de congratulação pela passagem do Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.

A iniciativa apresentada pelo vereador Gil Oliveira tem como intuito conscientizar toda a população sobre a importância de ter ações de inclusão com as pessoas com Síndrome de Down. Além disso, na data comemorativa são intensificados os debates sobre alternativas para impulsionar a visibilidade social dessas pessoas.

Um trecho da propositura destaca que a principal crença que precisa ser quebrada é a de que a Síndrome é uma doença. “Ela não é! Na realidade, a Síndrome de Down é uma falha genética chamada trissomia, que ocorre no momento da divisão celular do óvulo quando a criança está sendo gerada”, diz um trecho da moção.

“Tive a oportunidade de ver o trabalho que é realizado na APAE, uma equipe preparada e bastante atenciosa, fiquei lisonjeado de ver quanto amor é dedicado aos seus alunos e o carinho é como se fosse de pai para filho”, falou o vereador Gil Oliveira.