07/06/2023 - No dia do Meio Ambiente Câmara Jovem visita Parque Natural Municipal do Juqueriquerê

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, os jovens vereadores do programa Câmara Jovem foram recepcionados pela equipe do Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, para uma visita monitorada, onde puderam aprender lições sobre a importância da preservação do meio ambiente e cidadania.

Ao chegarem, os jovens vereadores fizeram um piquenique na área externa do parque juntamente com seus professores. Depois, se dirigiram até o CEA - Centro de Educação Ambiental, onde foram recebidos pelos funcionários do parque, Reinaldo Zen e Yasmin para uma roda de conversa.

Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a história de formação do parque, bem como sua extensão territorial e o sistema nacional de unidades de conservação, que tem como objetivo manter a diversidade biológica e a realização de pesquisas com o uso racional dos recursos naturais. Reinaldo alertou ainda sobre as atividades conflitantes que podem prejudicar o meio ambiente em que vivemos, como a caça, a pesca, a retirada de produtos florestais e o descarte irregular de lixo.

Ao longo da apresentação, os jovens vereadores também puderam aprender sobre as diferentes espécies de aves, pássaros, anfíbios e répteis que habitam nossa região e como respeitar seu habitat natural.

O coordenador do Programa Câmara Jovem, Dr. Carlos Alberto Ferreira, comentou sobre a importância do tema ambiental: “nós estamos tendo a oportunidade de trazer essas questões e preocupações ambientais para a Câmara Jovem. Tivemos várias proposituras destinadas às questões ambientais. Então através disso podemos refletir sobre quais políticas públicas ambientais podemos implementar”, destacou.

Ao saírem do CEA, os estudantes percorreram uma trilha que os levaram até o deck do parque. Antes de iniciarem a trilha, Reinaldo orientou-os sobre as leis de proteção ambiental e reforçou algumas regras importantes a serem seguidas, como não alimentar ou provocar os animais, não retirar mudas de plantas da região, manter o local sempre limpo e organizado e respeitar a flora e fauna.

Acompanhados dos monitores, os estudantes também subiram até a torre de observação de aves, onde puderam apreciar uma bela vista panorâmica do parque e as diversas espécies que ali habitam.

O presidente da Câmara e vereador Tato Aguilar parabenizou os jovens vereadores e a todos os funcionários pela colaboração: “Quero agradecer em nome da Câmara Municipal a toda a equipe do parque, e também à Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e ao Prefeito Aguilar Júnior pela entrega deste lindo espaço para nossa cidade”, declarou.

O Parque Natural Municipal do Juqueriquerê foi oficialmente inaugurado no dia do aniversário de Caraguatatuba e conta com um Centro de Educação Ambiental, alojamento para pesquisadores, dois Centros de Estudo, um Orquidário, um Observatório e um deck. Também há espaço para caminhada que leva para uma área de contemplação do rio Juqueriquerê, o maior navegável da região.