18/04/2018 - Novos Jovens Vereadores são empossados

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na noite desta quarta-feira, em seu plenário, a sessão solene para diplomação e posse dos Jovens Vereadores, integrantes da segunda legislatura do programa Jovem Legislador – A Escola vai à Câmara.

Os novos Jovens Vereadores do município são: Camilly Vitoria Lazzaro Ferreira (EMEI/EMEF João Batista Gardelin), Eric Diogo Nunes da Silva (EMEF Profº Luiz Silvar do Prado), Evellyn Maria Barbosa dos Santos (EMEF Euclydes Ferreira), Gabriela Lopes (EMEF Antonio de Freitas Avelar), Geovanna Ferreira Rabelo (EMEF Maria Moraes de Oliveira), Isabelly Domingues Costa dos Santos (CIEFI Ricardo Luques S. Serra), Isis Logatto Messias (EMEF Profº Luiz Ribeiro Muniz), José Victor Gomes Faria (EMEF Maria Aparecida de Carvalho), Kamilly Vitória Ritelli da Silva Maradei (EMEF Maria Aparecida Ujio), Maria Julia Rodrigues da Silva Santos (EMEI/EMEF Lúcio Jacinto dos Santos), Rafael de Oliveira Fraga (Colégio Tableau), Rayssa Sara B. Emboaba (EMEF Maria Thereza de Souza Castro), Serena de Jong Orteney do Nascimento (CIEFI Edna Maria Nogueira Ferraz), Sophia Assef V. Cunha (Colégio Adventista) e Vitória Miller de Oliveira (EMEF Antônia Antunes Arouca).

A solenidade contou com a presença do Presidente do Legislativo, Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar); de Vereadores; do Secretário Municipal de Educação, Ribeiro Ribeiro; orientadores das escolas participantes; familiares e amigos dos Jovens Parlamentares.

Após a diplomação e a posse, cada estudante eleito usou a tribuna para fazer seu agradecimento e falar da expectativa em relação ao mandato na Câmara Jovem. Em seguida, todos foram à sala de reunião para a eleição da Mesa Diretora, que será composta nessa segunda legislatura por: Sophia Assef (Presidente), Gabriela Lopes (Vice-Presidente), Serena de Jong (1ª Secretária) e Rafael Fraga (2º Secretário).

Os suplentes desse mandato também foram diplomados pelo Presidente Tato Aguilar. São eles: Ana Júlia Oliveira de Moraes, Ana Luiza de Oliveira da Silva, Carla Maria Pinheiro Silva, Emily Vitória de Faria Duarte Reis, Júlio César Morais, Kamilly Alves dos Santos, Kauan dos Santos Moreira, Leticia Layane de Souza Rosa, Livia Rodrigues Pereira, Mariana B. Fregonezi, Mayara Suguimoto Xavier Pires Santos, Paloma de Barros Alves, Pietra de Oliveira Andrade, Sara Correa da Silva e Thiago de Camargo Palácio da Silva.

O programa tem como objetivo oferecer aos estudantes do município lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas, com diplomação e exercício de mandato parlamentar. A Câmara Jovem é composta por 15 estudantes titulares e 15 suplentes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos.

Para ser um Jovem Vereador, o aluno elaborou um projeto de lei, que foi discutido com alunos, professores e pais, sobre os seguintes temas: Direitos Humanos, Educação, Esportes, Cultura, Meio Ambiente, Segurança, Saúde e Cidadania.

A primeira reunião da Câmara Jovem, nesta segunda legislatura, está marcada para o dia 4 de maio, em horário a ser definido.