20/05/2021 - Pedagogos são homenageados pelo Legislativo Municipal

A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou na sessão do dia 18 a moção 22/2021, a moção de congratulação aos Pedagogos, em comemoração ao “Dia Nacional Pedagogo”, celebrado em 20 de maio.

Assinado pelo vereador Aurimar Mansano, a propositura diz em sua justificativa: “a Pedagogia é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma das atividades de maior relevância social. Afinal, a educação está relacionada à formação de cidadãos responsáveis, capazes de atuar de forma ética na sociedade e exercer seus direitos e deveres. O Dia Nacional do Pedagogo foi instituído pela Lei nº 13.083/2015 para atender ao desejo de trazer maior reconhecimento e valorização ao trabalho de grande importância que esse profissional desempenha na sociedade brasileira. O 20 de maio reacende, todos os anos, a discussão sobre os deveres e a postura que família e a instituição escolar têm frente ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. Esse momento de repensar os papéis da sociedade dá condições de aprimorar a qualidade do processo de aprendizagem, reajustando as estratégias. Mas o foco dessa data é o profissional por trás do planejamento, da coordenação e da execução das diversas atividades que englobam a área da educação escolar. Ele é o grande motivador do processo que forma advogados, médicos, enfermeiros, psicólogos, ou seja, qualquer profissão. Por esse motivo, o pedagogo tem um papel tão fundamental. Apesar desse grande peso social, muitas vezes, esse profissional da educação não recebe o reconhecimento que merece, tanto em termos de remuneração quanto em condições de trabalho”.