19/09/2016 - Professor Carlos Luz é o novo Cidadão Caraguatatubense

Na noite da última sexta-feira, a Câmara Municipal de Caraguatatuba, em seu plenário, concedeu o título de Cidadão Caraguatatubense ao Sr. Carlos Roberto Luz, pelos relevantes serviços prestados ao município.

A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo 311, de 29 de junho de 2016, de autoria do Vereador Pedro Ivo de Sousa Tau, aprovada por unanimidade pelo Legislativo municipal.

Natural de São Paulo, Carlos Luz foi criado em Catanduva interior do Estado, onde seus pais sempre o incentivaram a estudar, Dr. Walter era Médico e Dra. Anna Maria, sua mãe, é Dentista. Iniciou seus estudos em escola pública, cursou o ensino médio na Escola Técnica de Química Industrial, na cidade de São José do Rio Preto. Posteriormente, o amor por esportes e pela prática esportiva fez com que prestasse o vestibular e ingressou no curso de Educação Física, na USP - Universidade de São Paulo.

Durante o curso, Carlos destacava-se em diversas modalidades, mas uma em especial, a natação, que o capacitou a ser monitor de natação no cursinho pré-vestibular para Educação Física, se formando em 1972 e se especializando em Ataque e Defesa pela USP.

Em 1973, casou-se com Tânea Mara Luz e, frutos desse matrimônio, nasceram os filhos: Thiago, Gabriel, Verônica e Esther.

Professor Carlos é especialista em Ginástica Artística pela PUC (Pontifícia Universidade Católica, em Campinas). Professor titular da PUC Campinas, por 35 anos, em Ginástica Geral, Ginástica Artística, dentre outras. Trabalhou, por 11 anos como professor de Educação Física Sesi e por oito anos na Academia Companhia Atlética, na cidade de Campinas. Também lecionou no Colégio Visconde de Porto Seguro e na Universidade de Valinhos-SP, por mais de 10 anos. A Confederação Brasileira de Jiu Jitsu conferiu o 7º grau, de mestre, faixa coral pelos 53 anos de dedicação ao Jiu Jitsu.

Sua história com Caraguatatuba iniciou com temporadas de férias, amante da natureza e apaixonado pelo mar, teve sempre em seu coração o desejo de quando se aposentar fixar moradia e contribuir para desenvolvimento de jovens utilizando a ferramenta do esporte como agente transformador. Foram mais de trinta anos descendo a serra.

O clima agradável, saudável, cidade hospitaleira e o povo acolhedor fizeram com que o casal no final de 2009, após ambos se aposentarem, realizasse o sonho de fixar residência em Caraguá, no bairro do Porto Novo.

Aqui conheceu a COMUNIDADE TERAPÊUTICA LUZ DO CAMINHO, e ficou vislumbrado com a possibilidade de ajudar as pessoas internadas, ministrando de forma voluntária aulas de ginástica, condicionamento físico e de defesa pessoal. Seu envolvimento foi tamanho, que hoje, Carlos e Tânea fazem parte da Diretoria da Comunidade Terapêutica Luz do Caminho, que administrada pela Sra. Maria Lúcia Melo. Trabalhou como professor voluntário na ONG FABIANO DE CRISTO, no Porto Novo, ministrando aulas de ginástica, judô e Jiu Jitsu. Atualmente é Professor e Coordenador Responsável - Voluntário no Projeto Piloto, na Praça "PORTO NOVO EM MOVIMENTO", desenvolvendo atividades esportivas, artísticas e culturais, por meio lutas, danças, línguas estrangeiras, computação, reforço escolar, capoeira, zumba e outros, atendendo cerca de 200 crianças e aproximadamente 150 pessoas entre adolescentes, adultos e idosos, que no total perfazem um total de 350 pessoas no Bairro Porto Novo.

<< Voltar