11/05/2022 - Profissionais de Enfermagem recebem moção de congratulação

A Câmara Municipal de Caraguatatuba na terça-feira (10) apresentou uma moção de congratulação ao “Dia Internacional da Enfermagem”, celebrado em 12 de maio, de autoria do vereador Aurimar Mansano. A proposta teve aprovação unânime.

O vereador, em sua justificativa, relata que desde março de 2020, o mundo enfrenta a pandemia do novo Coronavírus (SarsCov-2) que causa a COVID 19. Até a elaboração dessa propositura o mundo já acumulava mais de 505 milhões de casos confirmados e mais de 6 milhões de mortes. No Brasil, temos atualmente confirmados mais de 30 milhões de casos e mais de 662 mil mortes e dentro os mortos, muitos foram os profissionais da enfermagem que, atuando na linha de frente, morreram para que pudessem salvar outras vidas.

Para o autor da moção Aurimar Mansano, a enfermagem se faz com muita dedicação, muito estudo e com muito sacrifício que é recompensado pela alegria de poder fazer parte do processo de cura daqueles que sofrem.

“Em todo o mundo, os enfermeiros trabalham incansavelmente para fornecer cuidado e atenção às pessoas, quando e onde precisam e como relata o diretor da OMS, Tedros Adhanon Ghebreyesus, os enfermeiros são a espinha dorsal de qualquer sistema de saúde. A sociedade deve reconhecer o protagonismo que a Enfermagem exerce, dando a ela condições de desempenhar sua prática social com qualidade e segurança, pois investir na Enfermagem é investir na sociedade como um todo”, diz Aurimar Mansano em sua propositura.