08/11/2023 - Programa Câmara Jovem promove Ciclo de Debates sobre educação financeira

“Investindo no futuro: A importância da educação financeira” foi o tema do ciclo de debates promovido pelo Programa Câmara Jovem que ocorreu no plenário do legislativo na tarde da última terça-feira (07). Na ocasião, o professor, economista e gestor de investimentos, João Lima, formado pela Universidade de São Paulo (USP), foi convidado a abordar temas recorrentes que estão interligados a educação financeira na vida dos jovens vereadores.

Durante o encontro, os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da organização do planejamento financeiro pessoal, como o desenvolvimento de habilidades financeiras básicas, preparação para a vida adulta, redução de dívidas e estresse financeiro e melhoria da qualidade de vida, além de conceitos básicos relacionados às finanças, como orçamento, poupança e investimento. “O orçamento representa um plano financeiro que ajuda a identificar as receitas e despesas pessoais, permitindo um melhor controle e organização das finanças, enquanto a poupança serve como ferramenta para alcançar objetivos e contribui para a economia regular e estratégias para economia do dinheiro”, destacou João.

O economista trouxe ainda algumas dicas e conselhos aos jovens vereadores, como a definição de metas e objetivos para poder investir com sabedoria e os tipos de investimentos existentes, bem como seus riscos e benefícios e a avaliação das melhores opções, como por exemplo o investimento em títulos públicos, ações de empresas e carteiras diversificadas.

Ao longo do encontro, os jovens vereadores tiveram a oportunidade de realizar perguntas acerca do tema. A jovem vereadora Maria Eduarda fez um questionamento sobre a importância do orçamento e estabelecimento de metas para o melhor controle de gastos. De acordo com João, o orçamento é a base de qualquer organização financeira e sem ele não há planejamento financeiro. Sendo assim, devemos sempre alinhar nossas metas com nossos investimentos.

O vice-presidente da Mesa Diretora, Paulo Edward, questionou sobre o processo de organização do orçamento para a diminuição dos riscos de perda. “A forma mais simples e direta para minimizar os riscos de perda ocorre por meio da diversificação, além de muito estudo para entender os riscos que cada investimento oferece para poder adequá-lo da melhor maneira possível”, explicou o economista.

A jovem vereadora suplente, Nicoly Menezes, fez um apontamento sobre a segurança nos investimentos digitais, como em criptomoedas. “Ainda não há uma regulamentação muito forte sobre este tipo de investimento. Portanto, existe um risco embutido de perda maior, diferente do que ocorre com outros que possuem maior segurança, como CDB, títulos de segurança e ações negociadas em bolsas”, destacou João.

A jovem vereadora titular, Rebecca Rodrigues, pediu dicas de como realizar uma projeção futura para investimentos quando conseguir adquirir verbas. Segundo o professor: “Devemos buscar maneiras de começar a criar uma poupança, como por exemplo ajudando nossos familiares e vizinhos, além de empreender nas unidades escolares, vendendo cadernos, miçangas, desenhos e, consequentemente, a melhor familiarização com a poupança e investimentos”.

O Coordenador do Programa Câmara Jovem, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira, elogiou a contribuição do profissional para o encontro: “Um registro histórico para a Câmara Jovem por meio de uma didática suave e tranquila para a exposição e enfrentamento de questões que foram trazidas      ao plenário. Mais do que ser um bom investidor, é ser um bom ser humano e verificar quais são os reflexos deste investimento para além de nossos interesses pessoais dentro do contexto social em que estamos inseridos”, ressaltou.

Em suas considerações finais, João destacou a importância de ver os jovens vereadores familiarizados com o tema que foi discutido: “Este interesse e participação apresentado por vocês, não somente por investimentos, como também em temas interligados às unidades escolares e cidadania é essencial para que possam atingir suas metas financeiras e pessoais”, declarou.