27/11/2023 - Programa Câmara Jovem realiza última sessão ordinária do ano

O plenário da Câmara Municipal de Caraguatatuba recebeu na tarde de quinta-feira (23) a sétima e última sessão ordinária, de 2023, do Programa Câmara Jovem. O encontro foi marcado pela apresentação de uma indicação, uma moção de congratulação e um projeto de lei. A cerimônia solene de encerramento está programada para o dia 6 de dezembro, às 19horas, no plenário da Câmara Municipal.

A indicação nº 07/23 de autoria da primeira secretária, Laura Bevilaqua Nascimento Santos, que indica a implantação de aulas avançadas em escolas públicas, foi aprovada por unanimidade em votação pelos jovens vereadores.

Em defesa de sua propositura, a jovem vereadora Laura explicou: “Propus esta indicação, que é de extrema importância, pois notei que em minha escola alguns alunos não possuem tantos recursos tecnológicos para aprimorar o conhecimento nos conteúdos das disciplinas e ter mais chances de conseguir vagas em bons colégios. As aulas avançadas me auxiliaram a conseguir uma nota mais alta e isso foi muito importante para contribuir com nossa aprendizagem e experiências”.

A jovem vereadora Nathália Cruz de Oliveira elogiou a propositura trazida pela colega: “Em minha escola também realizamos estudos avançados, inclusive participo e aprendo muito todas as semanas. Infelizmente não são todos os estudantes que possuem esta oportunidade”, frisou.

A moção de congratulação nº 05/23 de autoria da jovem vereadora Rebecca Rodrigues de Couto, que manifesta congratulações com o professor João Lima, economista e gestor de recursos, pela palestra ministrada no dia 07 de novembro no Ciclo de Debates promovido pela Câmara Jovem de Caraguatatuba com o tema "Investindo no futuro: A importância da educação financeira” também foi aprovada por todos os jovens vereadores.

“Foi, sem dúvida, uma tarde muito produtiva e enriquecedora, de reflexões e ensinamentos para todos. Sua participação voluntária no Ciclo de Debates sobre a importância da educação financeira foi, não apenas uma contribuição valiosa para o conhecimento dos presentes, como também um gesto notável de altruísmo ao compartilhar suas experiências como economista e gestor de recursos”, declarou a jovem vereadora em sua justificativa.

Terminado o expediente, os jovens vereadores tiveram a oportunidade de fazer uso da tribuna para defender seus ideais e convicções e ainda, agradecer pela oportunidade de fazer parte da quinta edição do Programa Câmara Jovem.

“Amei compartilhar esta experiência com meus colegas jovens vereadores e levarei os ensinamentos por toda minha vida. Espero que os próximos jovens vereadores que comporem a Câmara Jovem 2024 tenham um excelente ano letivo assim como todos nós tivemos”, declarou a jovem vereadora Clara dos Santos Armani.

Já na Ordem do Dia, foi discutido e deliberado o projeto de lei nº 07/23 do jovem vereador Heitor Romancini Malicia, que institui o Programa de Sustentabilidade Jovem no âmbito do município de Caraguatatuba, com o objetivo de incentivar práticas sustentáveis entre os jovens e promover a conscientização ambiental.

Em defesa de sua propositura, Heitor destacou: “Criei este projeto pois me importo muito com o meio ambiente e a causa animal e decidi montar um comitê que seria responsável pela conscientização de alunos de escolas públicas e particulares de Caraguatatuba. Em nossa cidade, quando são realizados mutirões de limpeza, toneladas de lixo são retiradas, o que é muito preocupante, pois pode prejudicar nosso meio ambiente e a vida de muitos animais marinhos”.

A jovem vereadora Nicoly Gomes Menezes parabenizou o colega pela iniciativa da propositura: “Um projeto de extrema importância para trabalhar a conscientização de nós, jovens e também para as gerações futuras, contribuindo para nossa saúde”, disse. O projeto de lei foi aprovado por unanimidade pelos jovens vereadores.

Ao final da sessão, a presidente do Programa Câmara Jovem, Naara Correa Lopes agradeceu ao Presidente da Câmara Municipal, Tato Aguilar, e a todos os colegas pela contribuição nos encontros: “Obrigada a todos pela oportunidade de fazerem parte de minha vida e de meus aprendizados”, afirmou.

Para o Coordenador do Programa Câmara Jovem, Dr. Carlos Alberto Paulino Ferreira, uma experiência muito enriquecedora: “Quero agradecer o gesto de generosidade e companheirismo dos jovens vereadores, professores e colaboradores da Câmara Municipal ao longo deste ano. Estes momentos serão eternizados na vida de todos vocês. Deixo a quinta edição do Programa Câmara Jovem com um sentimento de muita alegria, satisfação e dever cumprido, além de ser uma referência para toda nossa região”, ressaltou.

O jovem vereador Heitor Romancini Malicia destacou a importância da colaboração do jovem vereador Paulo Edward Reis Martins para promover a inclusão em nossa sociedade: “O Paulo foi um dos principais motivos para nos tornarmos pessoas mais inclusivas e sem sua participação não teríamos o mesmo conhecimento que adquirimos e hoje me considero uma pessoa melhor graças a ele”, finalizou.