29/09/2023 - Programa Câmara Jovem: 5ª sessão ordinária aprova moção de congratulação pelo Dia Nacional do Surdo

O plenário da Câmara Municipal recebeu na tarde da última quinta-feira (28) a quinta sessão ordinária do Programa Câmara Jovem. O presidente da Câmara e vereador Tato Aguilar conduziu o encontro que foi marcado pela apresentação de uma moção de congratulação e aplausos elaborada pelo jovem vereador titular Paulo Edward Reis Martins, estudante da EMEFEBS Profº Ricardo Luques Sammarco Serra.

A leitura da propositura nº 01/23 do jovem vereador foi feita pela 1ª secretária substituta da Mesa Diretora, Thaís de Oliveira Braga. Segundo a moção: “A Câmara Jovem de Caraguatatuba manifesta congratulações as pessoas com deficiência auditiva (D.A.) e surdez representadas, neste ato, pelos alunos e servidores da EMEFEBS Professor Ricardo Luques Sammarco Serra”.

De acordo com o jovem vereador Paulo, em defesa de sua propositura: “No dia 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional dos Surdos. Hoje conto com a colaboração e apoio de todos vocês. Nossa luta deve ser contínua e hoje minha escola se faz presente com seus alunos surdos para mostrar que estes também são capazes de se destacar em todas as áreas, como na educação, música ou esportes”, ressaltou.

A moção do jovem vereador foi bastante elogiada pelos colegas: “Quero parabenizar o jovem vereador Paulo pela coragem de trazer esta propositura para a Câmara e por nos mostrar as situações e experiências que as pessoas com deficiência auditiva vivenciam no dia a dia”, destacou a jovem vereadora Isabella Santos Pereira. A moção foi aprovada por unanimidade durante a votação, que foi feita em libras.

Terminado o expediente, os jovens vereadores inscritos fizeram o uso da tribuna para defender suas ideias, convicções e convites para eventos externos.

A presidente Naara convidou o vereador e líder de bancada Jair Silva a fazer o uso da tribuna. Durante sua apresentação, Jair teve a oportunidade de explicar aos jovens vereadores o seu papel dentro da Câmara Municipal de Caraguatatuba e esclarecer suas dúvidas. “Podem apresentar projetos de lei os vereadores titulares da Câmara e também o poder executivo, pelo prefeito municipal, que escolhe um vereador para fazer a interlocução entre a Câmara e o poder executivo. No caso, eu fui o escolhido para ser líder do prefeito e todos os projetos que são apresentados aqui visam atender os anseios e necessidades de nossa população. Sendo assim, devemos fiscalizar todos os projetos existentes”, explicou Jair aos jovens vereadores. A presidente Naara agradeceu a presença do vereador Jair Silva e a todos os professores, servidores e ao público presente pela participação. A sexta sessão ordinária está agendada para o dia 16 de outubro, às 14h.