15/04/2015 - Projeto de incentivo ao cultivo de citronela é aprovado

A Câmara Municipal de Caraguatatuba, na 11ª sessão ordinária do ano, realizada na noite da última terça-feira, aprovou o projeto de lei 15/15, do Vereador Wenceslau de Souza Neto (Lelau), que dispõe sobre o incentivo ao cultivo de citronela como método natural de prevenção e conscientização à Dengue.

De acordo com o projeto de lei, que foi muito elogiado pelos Parlamentares durante a sessão, a campanha será de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, tendo como objetivo a distribuição de mudas da planta e ações de visitas e mutirões para prevenção à Dengue.

Na justificativa da propositura, o autor, Lelau, ressalta que a citronela age de imediato quando exposta ao sol, ao exalar o óleo essencial próprio das folhas. Ele lembra também que alguns municípios já adotaram essa providência em seus territórios para combater naturalmente o mosquito da dengue e que as plantas não causam danos à saúde, por serem um repelente ecológico.

O Presidente do Legislativo, Oswaldo Pimenta de Mello Neto (China), em sua fala, voltou a pedir a mobilização das pessoas para combater os criadouros do mosquito da Dengue e pedindo para que denunciem nos telefones: 12 3887 6888 ou 3887 6085.

A sessão ainda teve na pauta o projeto de lei 17/15 aprovado, também de Lelau, que estabelece que as empresas de transporte coletivo que operam no município fixem tabelas de escala constando horários e frequências das operações diárias.
O Vereador, autor da proposta, diz que o objetivo é proporcionar os meios adequados para facilitar o acesso e a integração dos munícipes ao serviço de transporte público, para poderem se programar em seu dia a dia quando for preciso utilizar do serviço.