17/08/2023 - Projeto de lei que institui o Dia Municipal de Proteção aos Manguezais é aprovado na Câmara Municipal

O Projeto de Lei nº 33/23 de autoria do vereador Fernando Cuiu, que institui e acrescenta no Calendário Oficial de Eventos do Município o Dia Municipal de Proteção aos Manguezais e dá outras providências, foi aprovado por unanimidade em votação na última sessão ordinária no plenário do legislativo.

O projeto busca incentivar o debate e a reflexão sobre questões relacionadas a sustentabilidade socioambiental e sensibilizar a população para a conservação deste ecossistema tão importante para a manutenção dos ambientes costeiros da cidade.

Durante a explanação de seu projeto, o vereador explicou: “Este projeto de lei vem de encontro a causa que mais defendo neste momento, que é o meio ambiente. O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, sendo primordial para a reprodução marinha, o que fomenta a prática da pesca em nosso município. Visto que é uma prática caiçara histórica, deve-se ser mantido e comemorado um dia para evidenciar tal importância. Infelizmente nossa população ainda descarta muito lixo, garrafas e latas de forma irregular”, destacou Cuiu.

O vereador Marcos Kinkas fez um elogio à propositura apresentada: “Um projeto de suma importância. Estamos percebendo que os manguezais estão retornando com muita força em nossa cidade, principalmente na região sul, em nossas orlas de praia. Aprovamos um plano sustentável, respeitando o meio ambiente e é muito importante neste momento que os munícipes tenham conhecimento do Plano Diretor de Zoneamento Ecológico para que saibam quais ações são possíveis trazer para nossa cidade”, frisou.

O projeto segue para sancionamento pelo prefeito Aguilar Junior.